sexta-feira, julho 07, 2006

A Short History Of Tractors In Ukrainian


Quer conhecer a Ucrânia? Ou pelo menos ter uma ideia, mais ou menos vaga, de quem são estes estranhos “russos” que teimam em se chamar ucranianos, quando qualquer luso culto sabe, que eles simplesmente não existem? 

Então, porque não optar pela leitura agradável do livro "A short history of Tractors in Ukrainian", escrito pela britânica Marina Lewycka. Livro dela, deve ter alguma qualidade, pois a escritora de origem ucraniana até tornou-se primeira mulher no Reino Unido a receber por este livro, o prestigiante Bollinger Everyman Wodehouse Prize (prémio para os humoristas britânicos).

O livro conta a história de duas irmãs britânicas da origem ucraniana (Nádia e Vera, para aqueles génios que sabem quase tudo, nadía quer dizer em ucraniano esperança e vera quer dizer fé), que tentam salvar o seu pai de 84 anos (e as economias da família), das garras de Valentina, uma pretensiosa e voluptuosa loira falsa, de origem russa e de apenas 36 anos, emigrante recém – chegada da Ucrânia. No meio de tudo isto, as irmãs descobrem vários segredos da sua própria família, assim como vão conhecer um pouco melhor, a história do país dos seus raízes. E o nome invulgar do livro, provém de um manual, que o seu pai está a escrever para a humanidade.

Pelo meio, você vai conhecer a Ucrânia, nos anos que antecederam a Grande Fome de 1932-33, a II GM e o calvário da nação ucraniana, subjugada pelos dois tiranos: Stalin e Hitler.

Comprar o livro no Amazon:

Foto da autora: @ Sonya Lewycka

Sem comentários: