segunda-feira, setembro 24, 2007

Cônsul da Ucrânia visita Moçambique




A comunidade ucraniana e amigos da Ucrânia de Moçambique, tiveram a honra de receber a encarregada de assuntos consulares da Ucrânia nas Repúblicas de Angola e de Moçambique (com residência em Luanda, Angola), Sua Excia. Sra. Tetiana Nagruzova, que estive de visita à capital moçambicana entre os dias 19 e 23 do mês de Setembro.

Entre os dias 20 à 21 de Setembro, Sra. Tetiana Nagruzova atendeu vários cidadãos da Ucrânia que ocorreram em massa a este serviço para tratar os assuntos consulares, como prorrogação de passaportes, registo de crianças, reconhecimento consular de documentos, entre outros.

No dia 22 de Setembro, os ucranianos e amigos da Ucrânia, residentes em Moçambique, realizaram um cocktail de confraternização em honra da Sua Excia. Sra. Tetiana Nagruzova, que tive lugar no simpático e acolhedor hotel “Terminus” na cidade de Maputo. No encontro eram presentes cerca de 14 personalidades, que representaram todos os grupos profissionais e estratos sociais da comunidade. O encontro produziu algumas recomendações práticas, que servirão para incrementar o intercâmbio entre a sociedade civil moçambicana e ucraniana, salientando a importância desta comunidade no país.
Para o Moçambique esta visita é um acontecimento importante, pois não devemos esquecer que em 1975, a Ucrânia (como membro – fundador da ONU), foi um dos primeiros países europeus a reconhecer a Independência de Moçambique, e Moçambique foi um dos primeiros países africanos a reconhecer a Independência da Ucrânia em 1992. Alem disso, a Ucrânia estive desde o primeiro momento junto à jovem República de Moçambique, oferecendo a sua assistência e cooperação, através dos médicos, professores e engenheiros, ao longo de mais de trinta anos de relações bilaterais. Neste momento a Ucrânia espera estreitar os laços de cooperação económica, cultural e desportiva, através das crescentes relações bilaterais entre dois países – amigos.

PROGRAMAÇÃO DO DIA 22 DE SETEMBRO

14h00 – Um cocktail comemorativo, alusivo à visita da Sua Excia. Sra. Tetiana Nagruzova à Moçambique (hotel “Terminus”, cidade de Maputo).
15h30 – Debate sobre algumas iniciativas que envolvem a Ucrânia, Moçambique e a comunidade ucraniana residente em Moçambique.
16h30 – Secção de fotografia
17h00 – Finalização do acto solene.

Sem comentários: