sábado, junho 07, 2025

«Crianças-Heróis»: Yana Stepanenko, 13 anos

Em 8 de abril de 2022, Yana, sua mãe e seu irmão Yaroslav aguardavam um comboio/trem de evacuação em Kramatorsk. Um ataque repentino de míssil russo ceifou a vida de 61 pessoas e feriu outras 121.

Yana Stepanenko perdeu as duas pernas em consequência daquele terrível bombardeio. Dois anos depois, a menina não só retornou à vida ativa, como também começou a participar de competições desportivas internacionais.

Em 2024 Yana correu a Maratona de Boston para arrecadar fundos para uma prótese desportiva para o futebolista ucraniano Oleksandr Ryasny. Este ano, ela assumiu um desafio ainda mais ambicioso: a Maratona de Tóquio para arrecadar fundos para próteses desportivas para Oleksandr Zhavnenko.

As histórias dos participantes do evento de caridade «Crianças-Heróis» serão publicadas nas redes sociais do Ministério do Interior / de AssuntosInternos da Ucrânia e na página oficial do Ministério, para que todos possam conhecer seus feitos incríveis. 

Faça click para ler mais

De recordar que o crime russo em Kramatorsk, foi um dos casos emblemáticos em que todos os agentes russos em Portugal, especialmente general Agostinho Costa, negavam, de pés juntos, que o ataque na cidade foi de responsabilidade russa. Apesar de o casco do míssil russo, semi-intacto, ostentar a inscrição feita em russo.

Sem comentários: