quarta-feira, junho 04, 2025

As perdas russas da sua aviação estratégica: avaliação de danos

Enquanto toda agentura russa recebeu as ordens expressas de minimizar, ao máximo, as perdas moscovitas, SBU exibe as imagens exclusivas da operação especial «Pavutyna» (Teia de Aranha), que resultou nos danos e destruição das 41 aeronaves russas. 

O Serviço de Segurança da Ucrânia publicou alguns dos vídeos mais impressionantes dos ataques a aeronaves estratégicas russas. Como resultado da operação especial «Pavutyna», implementado pelo SBU e pelo seu chefe general Vasyl Malyuk, 41 aeronaves russas foram atingidas. Uma parte significativa delas foi irremediavelmente destruída, e algumas das aeronaves atingidas serão reconstruídas durante anos.




Aeronaves «protegidas» pelos pneus usados

Dano visível no nariz do aparelho



Dano visível na cauda do aparelho

 

Em particular, as imagens registraram ataques de drones FPV do SBU a quatro aeródromos russos: «Olenya», «Ivanovo», «Dyagilevo» e «Belaya». Lá estavam baseadas as aeronaves estratégicas da FA russa, que bombardeiam regularmente cidades ucranianas pacíficas. Entre as aeronaves atingidas estão o A-50, Tu-95, Tu-22, Tu-160, An-12 e o Il-78. 




As perdas totais de aeronaves inimigas perfazem 41 unidades. 




Base aérea de Olenya: 4 Tu-95MS e 1 An-12 destruídos

Durante a operação, foi utilizada tecnologia moderna de controle de drones, que combina algoritmos autônomos de inteligência artificial e intervenção manual do operador. Em particular, alguns drones FPV, devido à perda de sinal, passaram a executar uma missão usando inteligência artificial ao longo de uma rota pré-planeada. Após se aproximarem e entrarem em contato com um alvo específico, a ogiva era acionada automaticamente. 


Imagem de satélite @CSBiggers da base aérea Belaya.
Tu-95MS: 3 destruídos e 1 danificado, Tu-22M3: 1 destruído e 3 danificados.

Lembremos que o custo estimado dos equipamentos afetados como resultado da operação especial da SBU ultrapassa 7 bilhões de dólares americanos.

Nas imagens divulgadas até agora, pelo SBU, da Operação «Pavutyna», é possível ver a destruição de 23 aeronaves, a saber: 

  • 7x — Tu-95
  • 12x — Tu-22M3
  • 2x — A-50
  • 1x — An-12
  • 1x — Il-78M

Mas se deve ter em conta que nem todas as imagens foram liberadas ainda)

Sem comentários: