No início da década de 1970, grupos musicais ucranianos na América do Norte já criavam suas músicas em diversos estilos musicais, do rock ao jazz. Nos meados dos anos 1970, canções e melodias ucranianas, graças ao grupo «Electro-Nova», soaram pela primeira vez no, então, novo estilo, da música eletrônica.
- Marko Sydorak – sintetizador, clavinete, órgão
- Myroslav Mahmet – violão e guitarra
- Marcelo Milan – guitarra solo
- Gary Nagel, Calvin Curtis – bateria e percussão
- Eugene Kotlarchuk, George Kuzyna, Vala Nalyvajko – vocal
O projeto «Electro-Nova» foi organizado por Marko Sydorak, descendente de emigrantes ucranianos, especialista em música eletrônica, que profissionalmente criava acompanhamento musical e efeitos especiais para comerciais de rádio e televisão.
Marko Sydorak começou a implementar a ideia de gravar música ucraniana usando sintetizadores musicais e tecnologia computacional no verão de 1974. Ele convidou Myroslav Makhmet, músico talentoso e também descendente de emigrantes ucranianos, e os americanos Marcelo Milan, Gary Nagel e Calvin Curtis para participar do projeto. Yevhen Kotlyarchuk, Heorhiy Kuzyna e Valya Nalyvayko participaram na execução das partes vocais.
As gravações começaram em dezembro de 1974. Durante nove meses, principalmente à noite, os músicos trabalharam no estúdio. As gravações foram concluídas em agosto de 1975 e, no final do ano, foi lançado o álbum «Ukrainian», que, com sua sonoridade original, se destacou entre outros álbuns ucranianos lançados na época no mercado norte-americano. O design da capa também é interessante, com a imagem de um pysanka ucraniano (ovo de Páscoa) no painel de um sintetizador musical, que ilustra originalmente o tema do álbum.
Ler e ouvir AQUI


Sem comentários:
Enviar um comentário