sexta-feira, outubro 17, 2025

«Electro-Nova»: os pioneiros da música electrónica ucraniana

Os pioneiros da música electrónica ucraniana «Electro-Nova», foi a primeira banda musical da Diáspora ucraniana, nos EUA, a gravar canções e melodias ucranianas no gênero da música eletrônica. 

No início da década de 1970, grupos musicais ucranianos na América do Norte já criavam suas músicas em diversos estilos musicais, do rock ao jazz. Nos meados dos anos 1970, canções e melodias ucranianas, graças ao grupo «Electro-Nova», soaram pela primeira vez no, então, novo estilo, da música eletrônica. 

Participantes do projeto: 

  • Marko Sydorak – sintetizador, clavinete, órgão
  • Myroslav Mahmet – violão e guitarra
  • Marcelo Milan – guitarra solo
  • Gary Nagel, Calvin Curtis – bateria e percussão
  • Eugene Kotlarchuk, George Kuzyna, Vala Nalyvajko – vocal 

O projeto «Electro-Nova» foi organizado por Marko Sydorak, descendente de emigrantes ucranianos, especialista em música eletrônica, que profissionalmente criava acompanhamento musical e efeitos especiais para comerciais de rádio e televisão. 

Marko Sydorak começou a implementar a ideia de gravar música ucraniana usando sintetizadores musicais e tecnologia computacional no verão de 1974. Ele convidou Myroslav Makhmet, músico talentoso e também descendente de emigrantes ucranianos, e os americanos Marcelo Milan, Gary Nagel e Calvin Curtis para participar do projeto. Yevhen Kotlyarchuk, Heorhiy Kuzyna e Valya Nalyvayko participaram na execução das partes vocais. 

As gravações começaram em dezembro de 1974. Durante nove meses, principalmente à noite, os músicos trabalharam no estúdio. As gravações foram concluídas em agosto de 1975 e, no final do ano, foi lançado o álbum «Ukrainian», que, com sua sonoridade original, se destacou entre outros álbuns ucranianos lançados na época no mercado norte-americano. O design da capa também é interessante, com a imagem de um pysanka ucraniano (ovo de Páscoa) no painel de um sintetizador musical, que ilustra originalmente o tema do álbum. 

Ler e ouvir AQUI 

Sem comentários: