domingo, setembro 28, 2025

💔 O terror aéreo russo dirigido contra as cidades e os civis ucranianos

Um ataque maciço da rússia à Ucrânia durou mais de 12 horas. Ataques selvagens, um terror deliberado e dirigido contra cidades comuns – quase 500 drones de ataque e mais de 40 mísseis, incluindo mísseis «Kinzhal». Esta manhã, os drones «shahed» russo-iranianos estão novamente nos céus da Ucrânia, escreve presidente Volodymyr Zelensky.






Os principais alvos dos ataques inimigos foram Kyiv e a região de Kyiv, as regiões de Zaporizhzhia, Khmelnytskyi, Sumy, Mykolaiv, Chernihiv e Odesa. Na capital, o edifício do Instituto de Cardiologia ficou danificado. Até ao momento, quatro pessoas foram mortas em Kyiv, incluindo uma menina de 12 anos. Em toda Ucrânia, sabe-se que pelo menos 40 pessoas ficaram feridas, incluindo crianças.


Instituto de Cardiologia de Kyiv após
os bombardeamentos russos dessa manhã

Uma unidade de produção de pão, uma fábrica de pneus, residências e edifícios de apartamentos, bem como outras infraestruturas civis, foram danificadas pelos ataques. Todos os serviços de emergência estão em funcionamento no local.

Cidade de Zaporizhia

Cidade de Zaprorizhia

Cidade de Sumy

Cidade de Sumy

Cidade de Kyiv

Este vil ataque ocorreu praticamente no encerramento da semana da Assembleia Geral da ONU, e é exactamente assim que a rússia declara a sua verdadeira posição. Moscovo quer continuar a lutar e a matar, e merece a mais dura pressão do mundo. O Kremlin beneficia da continuidade desta guerra e deste terror enquanto obtiver receitas com energia e operar uma frota «fantasma» de petroleiros. Ucrânia continuará a retaliar para privar a rússia destas fontes de receitas e obrigá-la a recorrer à diplomacia. Todos os que desejam a paz devem apoiar os esforços do Presidente Trump e travar quaisquer importações russas. O momento para uma ação decisiva já passou há muito tempo, e contamos com uma resposta firme dos Estados Unidos, da Europa, do G7 e do G20.

RIP Ilona Revut, 52 anos, cabelereira-estilista

A jovem ucraniana Oleksandra Polishchuk, de apenas 12 anos, foi hoje morta por terroristas russos com um ataque direto de um drone suicida, dirigido contra um prédio de habitação. A sua mãe está hospitalizada em estado grave.

RIP Oksana Polischuk, 12 anos

Uma mulher solitária vivia no quarto andar, acamada há mais de 10 anos após um AVC. Ligou para as pessoas que a socorriam para as avisar da chegada, e estas ligaram para a ambulância a avisar que havia uma pessoa no quarto andar que não conseguiria sair sozinha. Os socorristas chegaram a tempo. Ela respirava fumo e fogo. Ela está na UCI.



Uma mulher solitária também vivia no quinto andar e tinha paralisia cerebral. No ano passado também partiu a perna. A sua amiga de infância da casa em frente, que também ficou ferida, está à procura de informações sobre ela – não está em nenhuma lista e ninguém a viu/ouviu. Ela espera ter caído durante o alarme. Mas onde?.. 

Fotos: Efrem Lukatsky, Serviço DSNS

Sem comentários: