domingo, setembro 14, 2025

«Diyaloh»: revista pela democracia e socialismo na Ucrânia independente

A 2ª edição da revista, 1979

«Diyaloh» era uma revista canadense em língua ucraniana, publicada em Toronto, por um grupo de editores de esquerda, entre os quais o historiador ex-marxista John-Paul Himka. Onze edições do «Diyaloh» foram publicadas de 1977 à 1987. 

A publicidade de «Diyaloh»

O «Diyaloh», que se posicionava «pela democracia e socialismo na Ucrânia independente» dedicava-se a uma análise socialista crítica dos acontecimentos na Ucrânia e no Leste Europeu. A revista era alegadamente contrabandeada por ativistas para o Leste Europeu durante a Guerra Fria. Tendo em conta, o mais que prováveis, contactos entre John-Paul Himka e o KGB soviético, é possível supor que o projeto era, de alguma forma, acarinhado pelo KGB, ou pelo menos, este tinha o conhecimento e não intervinha no assunto. Em 1974-1976, enquanto trabalhava na sua tese de mestrado, John-Paul Himka passou um ano em Cracóvia, seis meses em Leningrado e um mês em Lviv e Kyiv, incluindo trabalhando nos arquivos históricos. Não é precisa explicar que na auge da Guerra Fria, um historiador, cidadão de um país capitalista, nunca receberia a permissão de visitar a URSS e muito menos de trabalhar nos arquivos, se não esteja colaborar com KGB de alguma forma direta ou indireta.

O número duplo da revista, NN 7-8 de 1982

Entre os autores publicados pela revista podemos ver alguns intelectuais ucranianos, que pertenciam à ala esquerda (trabalhista, socialista, maoista ou neo-marxista) do espectro político da Diáspora ucraniana: Vsevolod Holubnychiy, Ivan Maistrenko, dissidente ucraniano e vítima da psiquiatria punitiva soviética Leonid Plyushch, jornalista e dissidente russo VadimBelotserkovskiy, etc. 

Consultar as edições online.

3 comentários:

Anónimo disse...

Vc sabe se o Tommy Robertson da Inglaterra é pro-Russia? E tb esse que foi assassinato nos EUA?

Anónimo disse...

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2025/09/ucrania-acelera-guerra-dos-robos-mas-gambiarra-e-humanos-ainda-contam-muito-veja-video.shtml

Jest nas Wielu disse...

Acho que já sei o que Machado foi fazer na rússia: https://meduza.io/feature/2025/09/24/v-mariinskom-dvortse-proshel-mezhdunarodnyy-s-ezd-ultrapravyh-dvizheniy , mais creio que é ele nessa foto, na segunda linha, à direita, barbudo e careca: https://meduza.io/impro/he-wgjbAnRgaY0UwnYiaeZ06eA5GXtfb3Iq5RZKI4G8/resizing_type:fit/width:980/height:0/enlarge:1/quality:80/aHR0cHM6Ly9tZWR1/emEuaW8vaW1hZ2Uv/YXR0YWNobWVudHMv/aW1hZ2VzLzAxMS82/MzUvMzUyL29yaWdp/bmFsL0tTLW9CVTF4/cFd0NkZKQXFtVHZY/TkE.webp