![]() |
| Quadro «Uzor» (Padrão) que putin alegadamente pintou em 2009 |
No entanto, este texto é uma análise profunda de acontecimentos históricos para mostrar quão surpreendentemente semelhantes são as tácticas da então Chancelaria do 3º Reich e do actual Kremlin.
Um dos politólogos muito próximos do atual regime russo, Andronik Migranyan, escreveu em 2014 que, entre 1933 e 1939, Hitler não foi assim tão mau. Mais, se o ditador alemão parasse na sua política de «recuperação dos territórios» sem a derramação de sangue (ou seja, usando as táticas da guerra híbrida), teria ficado para a história como um político da mais alta classe.
Mas Hitler não parou e ficou para a história de uma forma completamente diferente. Entretanto, antes de o führer encharcar o mundo inteiro de sangue, matando milhões de pessoas e depois acertar as contas com a sua própria vida, os alemães comuns estavam encantados com ele. Tal como os russos comuns de hoje estão encantados com o seu führer Putin.
![]() |
| Quadro «Mãe Maria», pintado pelo Hitler em 1913 |
TEXTY analisou em pormenor as ações do führer alemão nesta fase histórica. A sua principal característica, dentro da terminologia da doutrina militar da federação russa, é o hibridismo.
Durante os anos de paz, Hitler conduziu uma série de campanhas de quase guerra bem-sucedidas. E em cada uma delas saiu vencedor. Não sendo um teórico de tais conflitos, tinha uma «sensibilidade» brilhante quanto à aplicação de técnicas híbridas na prática.
Se olharmos com atenção, a impressionante semelhança entre as táticas da então Chancelaria do Reich e do atual Kremlin é muito grande. Nem vai acreditar o quanto eles têm em comum.
Há muitos outros paralelos entre os acontecimentos das décadas de 1930-40 e os que estão a acontecer agora. Gostaríamos de o avisar: este longread é muito longo e vai ocupar muito do seu tempo. No entanto, depois de o ler, irá expandir significativamente o seu conhecimento de história — e será capaz de responder com precisão à pergunta: «Porque é que Putin é Hitler hoje?»
Ler mais (em inglês): https://texty.org.ua/articles/105990/putler_en



Sem comentários:
Enviar um comentário