sábado, maio 17, 2025

Os voluntários brasileiros que defendem Ucrânia (II)

Neste episódio do “Farofa com Smetana”, Alex Silva — o brasileiro que vive há nove anos na Ucrânia e é voluntário nas Forças Armadas da Ucrânia conversa com o jornalista Jared Goyette. Ele fala sobre sua motivação pessoal, o que o mantém no país, critica a visita de Lula à rússia e comenta o papel dos brasileiros que decidiram lutar pela liberdade da Ucrânia. Alex também dá conselhos a quem pensa em se voluntariar e reflete sobre a honestidade, cultura e resiliência do povo ucraniano:

 

Depoimento do Cândido «Skull», brasileiro do Rio de Janeiro, ex-militar do EB, ex-segurança, servindo há mais de um ano na Legião Internacional das Forças de Defesa da Ucrânia: «Não vim em busca de aventura. Estou aqui para ajudar. Esta é uma guerra real, não é para o TikTok» (vídeo com subtítulos em ENG, ESP e POR):

 

Depoimento do Filipe «Bandeira», ex-segurança no Brasil, operador de mísseis antiaéreos.

Conta como chegou do Rio de Janeiro, onde participou de combates (Kherson, Kramatorsk, Vovchansk na região de Kharkiv), por que considera o exército ucraniano exemplar e o que recomenda para quem deseja se juntar à luta: «Somos como uma família. Treinamento, armamento, apoio — tudo de altíssimo nível. Venha!»

 

Detalhes sobre o recrutamento: https://joinuarmy.org/pt/

Seguir nas redes sociais:


Sem comentários: