Os combates pesados estão a ocorrer na área de Makhnivka. Os blogueiros militares russos escrevem que a aldeia de Ulanok está sob controlo das forças ucranianas.
Acredita-se que o objetivo do ataque ucraniano seja de recapturar a aldeia de Cherkaska Konopelka, chegar à retaguarda e garantir uma rota de abastecimento à partir de Sumy;
Alguns propagandistas russos escrevem que as FAU já contornaram Cherkaska Konopelka.
A operação ucraniana em Kursk em 2024 começou dois meses antes da ofensiva geral. As Forças Especiais da Ucrânia (SSO) mostraram como em maio-junto de 2024 atuavam na retaguarda russa, destruíndo os sistemas russos de defesa aérea em território inimigo.
Durante a operação Kursk, as SSO da Ucrânia utilizaram pela primeira vez de forma abrangente grupos táticos, unidades de operações psicológicas, o Movimento de Apoio e veículos aéreos não tripulados em coordenação com unidades aliadas das Forças de Defesa.Quando a Rússia realizava os ataques aéreos de grande escala na região de Sumy, em junho de 2024, pequenos grupos de SSO já se encontravam na área da região de Kursk, na Rússia.
Bónus
O comandante do batalhão de forças especiais invisíveis «Akhmat», major-general Apti Alaudinov, principal porta-voz da federação russa na Batalha de Kursk, informou que mais uma vez as suas tropas tik-tok não se cruzaram com a nova ofensiva das Forças Armadas Ucranianas, devido à esperteza das FAU em atacar exatamente no local onde não se encontram os kadirov boys.
Parece uma mentira, só que ele disse isso mesmo).
Sem comentários:
Enviar um comentário