domingo, fevereiro 09, 2025

A fartazana quotidiana do socialismo real cubano

Imagem ilustrativa, Cuba, 2020
Novo vídeo impressionante da Cuba, «ilha da liberdade», — as prateleiras vazias de supermercados mostram claramente os «ganhos do socialismo real». 

Até um paraíso como Cuba, com a sua excelente localização, clima maravilhoso e extraordinária arquitetura soviética, com um pouco de esforço, se transformou num verdadeiro inferno. 

Prateleiras vazias, iogurte caro, Varadero, 2020

Os apoiantes do regime comunista cubano costumam argumentar, que tudo isso acontece devido ao embargo americano, ou como diz a esquerda brasileira «estadounidense». Será que isso quer dizer que a esquerda considera que o bem-estar cubano depende, em grande medida, do comêrcio com EUA? 

A velha piada soviética sobre o socialismo e a falta de areia no deserto de Saara dizia que a proclamação do socialismo criará a escassez da areia no Saara. Agora temos a escassez de açúcar em Cuba! Diario de Cuba escreve que a menor colheita nos últimos 150 anos nem sequer cobre o consumo interno. Em comparação com o 2021, a produção de açúcar caiu quase para metade, embora em 2022 também se tenha registado um “recorde” – o mínimo desde 1908. Cuba caminha com os passos largos às amanhãs cantantes...

A colheita de 2021-2022 atingiu apenas 52% das metas para a época, disse o Granma, ou aproximadamente 474.000 toneladas. Isto é quase metade da colheita do ano passado (2020-21), de 800 mil toneladas, que já foi a pior desde 1908, escreve Reuters.

Sem comentários: