Ações coordenadas de agentes da polícia foram possíveis graças à assistência da GUR de Inteligência Militar da Ucrânia e à coordenação do projeto da Europol para a investigação de crimes de guerra «AP CIC» (Projeto Analítico sobre Crimes Internacionais Essenciais), que formou um grupo de trabalho especial de especialistas em projetos e oficiais de ligação da Ucrânia e da Moldova. Além disso, foi organizado um Centro de Comando Virtual (VCP), que permitiu a rápida troca de informações entre os participantes da operação e a verificação de dados nas bases de dados da Europol em tempo real.
![]() |
As agências da Lei e Ordem envolvidas |
Foram executados mais de 50 mandados de busca e detenção dos homens das idades entre 25 à 45 anos, em todo o território da Moldova, incluindo da região separatista da Transnístria. Todos os vizados foram detidos por 30 dias, acusados de mercenarismo e participação ilegal no conflito armado, todos podem ser condenados às penas de até 10 anos da prisão efetiva. A procuradoria da Moldova confirma, a detenção de três mercenários da Wagner, originários de Chisinau, Balti e Ialoveni, com idades compreendidas entre 32 e 33 anos.
![]() |
Trabalho conjunto da polícia ucraniana e moldava |
Os investigadores da Polícia Nacional da Ucrânia abriram uma investigação criminal especial, durante a qual estão a documentar todos os factos do seu recrutamento, formação, financiamento e utilização nas hostilidades contra Ucrânia.
Sem comentários:
Enviar um comentário