sexta-feira, fevereiro 14, 2025

Ataque russo contra a estação nuclear de Chornobyl

Um drone de ataque russo com a ogiva explosiva atingiu, esta noite, o abrigo que protege Ucrânia e o mundo inteiro da radiação da 4ª unidade da central nuclear de Chornobyl. Um novo crime de guerra russo. 

Ucrânia construiu este abrigo juntamente com 85 países da Europa e do Mundo, juntamente com EUA – com todos os que desejavam a segurança real das pessoas. O único Estado no mundo que ataca este tipo de instalações, ocupa os territórios das centrais nucleares e conduz hostilidades sem qualquer consideração pelas consequências é a rússia de hoje. É uma ameaça terrorista ao mundo inteiro. 

O sarcófago na central nuclear de Chornobyl foi danificado por um drone russo. O fogo foi extinto. Atualmente, a radiação de fundo não aumentou e está a ser constantemente monitorizada (no local da central nuclear de Chornobyl, foram registados 0,57 μSv/h, o que não excede os valores permitidos). Segundo as estimativas iniciais, os danos no abrigo são significativos. 

A rússia realiza estes ataques contra a infraestrutura ucraniana e contra as cidades ucranianas todas as noites. A rússia continua a aumentar o seu exército. A rússia não está a mudar a sua retórica insana de um Estado anti-humano. Isso significa que putin não se está definitivamente se preparar para as negociações da paz. Ele está a preparar-se para continuar a enganar o mundo. É por isso que é necessária uma pressão unida de todos os que valorizam a vida – pressão sobre o agressor. A rússia deve ser responsável pelo o que faz. 

Que tipo de drone é este?

A secreta ucraniana SBU mostrou os destroços do drone que atacou a central nuclear de Chornobyl e classifica este ataque como um crime de guerra. 

O drone russo «Geran 2» (Shahed-136 iraniano)

Os restos do motor chinês Limbach L550E do drone russo

Fragmentos do casco do drone russo com uma ogiva e número de série foram encontrados dentro e perto do sarcófago. Segundo a investigação, trata-se de um «Geran-2» russo, variação do «Shahed» iraniano. 

SBU acredita que o drone estava equipado com uma ogiva de alto explosivo para causar o máximo de dano no alvo. Os investigadores do SBU abriram o processo-crime sobre o ataque à 4ª unidade de energia da central nuclear de Chornobyl e estão a trabalhar no local juntamente com as autoridades competentes.

No total, na noite de 14 de fevereiro, a rússia lançou 133 drones contra Ucrânia, informou a Força Aérea Ucraniana. As FAU abateram 73 drones de ataque «Shahed» e drones de outros tipos nas regiões de Kharkiv, Poltava, Sumy, Cherkasy, Chernihiv, Kirovohrad, Zhytomyr, Khmelnytskyi, Zaporizhia, Mykolaiv e Odesa.

Yaroslav Yemelyanenko, membro do Conselho Público para a Gestão da Zona de Exclusão, explicou na sua página de Facebook que o buraco provocado pelo drone russo foi formado no arco, onde «as delegações costumam ir».





O que é o sarcófago de Chornobyl? 

Em 2007, após longas negociações com parceiros europeus, o governo ucraniano, o Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento e o consórcio de empresas francesas «Novarka» assinaram um acordo para construir um novo abrigo. A obra foi totalmente concluída em 2019, escreve o serviço ucraniano da BBC.

Atualmente, o abrigo de Chornobyl é a maior estrutura terrestre móvel do mundo.

Incêndio provocado pelo drone russo em Chornobyl
O novo confinamento seguro é impressionante em tamanho: cerca de 165 metros de comprimento, 260 metros de largura e 110 metros de altura. O abrigo é mais alto do que a Estátua da Liberdade americana e o Big Ben de Londres. Embora seja inferior à Torre Eiffel em Paris em altura, o metal utilizado para construir a estrutura em Chornobyl poderá construir três destas torres. A área total de cobertura de Chornobyl é de 86 mil metros quadrados, o que equivale aos 12 campos de futebol.

Sem comentários: