«Svitlana Pankova, uma residente de Henichesk, conhecida pela sua coragem, já não está no território sob ocupação! A mulher, que se tornou um símbolo de desafio, deixou de estar sujeita a perseguição e intimidação por parte das autoridades de ocupação russas», pode ler-se no artigo.
A publicação recorda que Svitlana ficou conhecida em todo o país após o seu ato em março de 2022, quando não teve medo de se aproximar de um soldado russo e lhe dizer:
«Viestes à minha terra, sois ocupante e a partir deste momento estais amaldiçoado. Coloque sementes de girassol no bolso para que brotem quando caires aqui!»
Com ajuda dos colaborantes locais, em julho de 2023 os serviços secretos russos, conseguiram capturar Svitlana, a forçando, perante as câmaras, pedir desculpa pelas suas palavras bravas. Foi aberto um processo criminal contra Svitlana, acusada pelos ocupantes de «extremismo», as autoridades de ocupação previam mesmo deportá-la para a Rússia para um julgamento simulado.
Neste momento temos uma ótima notícia: Svitlana Pankova conseguiu escapar à ocupação e está agora em segurança. A sua coragem e indomabilidade tornaram-se um verdadeiro exemplo para todos os ucranianos. Ela não cedeu à pressão dos ocupantes e manteve-se leal à Ucrânia.
Sem comentários:
Enviar um comentário