sexta-feira, agosto 29, 2025

Ataque russo em Kyiv atinge os civis ucranianos e os diplomatas estrangeiros

O ataque russo contra a cidade de Kyiv matou 23 pessoas, incluindo quatro crianças. Dezenas de outras pessoas ficaram feridas, incluindo crianças. Há desaparecidos. Janelas foram partidas em muitas zonas da capital, as infraestruturas foram destruídas. Mais de 200 casas foram danificadas no total.
À noite, a rússia atacou a embaixada do Azerbaijão em Kyiv, mas falhou por pouco. O míssil caiu a aproximadamente 100 metros daquela representação diplomática. Delegação da União Europeia e os edifícios do British Council em Kyiv também foram atingidos pelo ataque russo de 28 de agosto. 
Comboio/trem ucraniano Kyiv - Kharkiv

Além disso os ocupantes russos atingiram comboio civil de passageiros da rota Kyiv–Kharkiv. A rússia realizou um ataque direcionado contra comboios de passageiros civis. O comboio Intercidades de alta velocidade, que se preparava à servir a rota Kyiv–Kharkiv, foi gravemente danificado. Ainda assim, a rota não foi cancelada: será assegurada por um comboio de substituição, utilizando carruagens de passageiros – incluindo algumas recém-fabricadas.

Graças às ações rápidas e coordenadas dos trabalhadores ferroviários, o incêndio no local foi extinto e todo o pessoal permaneceu em segurança nos abrigos durante o ataque. Os Caminhos de Ferro Ucranianos (UkrZaliznytsya) continuam a operar sem parar, apesar da ameaça constante dos ataques russos. Mas esta resiliência tem um custo elevado: centenas de ferroviários ucranianos foram mortos pela rússia desde o início da invasão em grande escala.









Um ataque de precisão atingiu um edifício ao lado da Delegação da UE em Kyiv. A explosão danificou gravemente os escritórios e uma torre residencial onde vivem muitos dos seus funcionários.





A rússia atacou diplomatas é uma violação direta da Convenção de Viena. Isto exige não apenas a condenação da UE, mas também global. Solidariedade com os nossos colegas da UE, prontos para ajudar. No total, a rússia matou no mínimo 18 pessoas e feriu mais de 40, incluindo crianças. A rússia atinge diretamente a Delegação da UE e instituições culturais internacionais que apoiam Ucrânia. Isto não foi um acidente – faz parte da guerra de terror de putin, visando civis ucranianos e todos aqueles que apoiam Ucrânia. 
The Wall Street Journal. Foto: Efrem Lukatsky

A rússia não pretende parar, a menos que seja parada...

Sem comentários: