«O lançamento de uma moeda com a inscrição «Pavutyna» é uma grande honra para toda a equipa/e do SBU que participou da operação especial. Os especialistas do SBU provaram: não importa quão longe o inimigo esteja, ele não escapará de uma justa retaliação. Nossos agentes sabem como trabalhar com precisão cirúrgica e atacar onde o inimigo menos espera. E continuarão a fazê-lo!», disse o chefe do SBU, Tenente-General Vasyl Malyuk.
No anverso da moeda, ao centro da composição, há a imagem do Cavalo de Troia, atrás do qual se vê a silhueta de um camião/nhão. Elas simbolizam o transporte secreto de drones FPV para o território da federação russa e fazem referência à antiga lenda grega da astúcia, que permitia aos soldados entrar em uma cidade inimiga sem serem notados.
O reverso apresenta a silhueta de um drone com uma ogiva e a inscrição “117 DRONES FPV”. Este é o número de drones envolvidos na operação especial. O elemento central é a silhueta espelhada de uma grande aeronave estratégica, que simboliza o principal alvo do ataque.
“O Serviço de Segurança da Ucrânia demonstrou mais uma vez que a coragem ucraniana, multiplicada pela inteligência e engenhosidade, é capaz de alcançar até mesmo o que parece impossível à primeira vista. Sua operação “Pavutyna” foi um duro golpe para o inimigo e motivo de orgulho para o país. Nossa moeda gravará simbolicamente em metal não apenas o fato desta operação singular, mas também nosso respeito pelos serviços especiais ucranianos, bem como a força da instituição que protege o país com trabalho titânico todos os dias – com precisão e sem concessões”, enfatizou Andriy Pyshny, Presidente do Banco Nacional.
Recordemos que a operação especial do SBU «Pavutyna» ocorreu em 1 de junho de 2025. Como resultado, drones FPV ucranianos atingiram 41 aeronaves russas em 4 aeródromos militares (com 50% de alvos confirmados visualmente pela organização OSINT Oryx). O valor total estimado das perdas russas ultrapassou os 7 bilhões de dólares americanos.
Bónus
As perdas militares russas, somente verificadas com auxílio de fotos e/ou vídeo pela Oryx:
![]() |
| Perdas de equipamentos militares russos verificáveis, novembro de 2025 |



1 comentário:
O maior erro do governo Bolsonaro no passado foi fazer laços de comércio com o governo russo de Vladimir Putin para obter combustível diesel. O motivo que levou Bolsonaro a cometer esse erro grave é culpa de "Donald Trump", que deu a ideia ao governo brasileiro de manter laços de comércio com a Rússia muito antes da guerra começar, mantendo sua neutralidade na América do Sul como benefício. E agora Bolsonaro está na cadeia, sua prisão por causa do governo comunista de Lula, estruturado pelo Ditador Alexandre de Moraes. E qual a frente se deve para solucionar isso? No quesito, o governo ucraniano não deve confiar cegamente no "governo norte-americano" dos Estados Unidos e moldar sua própria fonte de arma nuclear para fazer frente à Rússia. Outro problema é os aliados de Vladimir Putin que estão no Brasil, é necessário agentes ucranianos no Brasil para eliminar e executar cada comunista no Brasil, como o Partido dos Trabalhadores (PT) e o PSOL, PCdoB, entre outros partidos comunistas que financiam o sistema corrupto no Brasil. E com estes partidos comunistas no Brasil é chave motriz para China e Rússia avançarem sobre as Américas, Europa e Ocidente e conquistarem o mundo com sua tirania, igualmente fez Adolf Hitler. Primeiro eles instalam seus agentes que possuem altamente um conhecimento linguístico e depois criam partidos de esquerda comunista para afundar os países prósperos, como é o caso do Brasil. Noutras circunstâncias, eles utilizam os Estados islâmicos para se perpetuarem na Europa e invadirem sistemas políticos, como é o caso da Inglaterra e demais países como França, a fim de enfraquecerem suas nações e fazerem frente através de influência das massas, sejam em escolas, migração, guerras indiretamente, tráfico de drogas, tráfico de pessoas e uso de megacapitalistas que financiam eles globalmente.
Enviar um comentário