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| Aeronave laboratório A-100LL com radar desmontado. Imagem: Internet |
É de notar, que o avião-radar A-100LL (neste caso com o seu radar desmontado), era uma aeronave de detecção e controlo/e de radar de longo alcance. Já o avião-laboratório A-60, era uma plataforma experimental, equipada com um sistema laser de alta potência, baseada no cargueiro Il-76MD.
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| O protótipo da aeronave de vigilância e orientação por radar A-100 no seu primeiro voo. Taganrog, 18 de novembro de 2017. Foto: imprensa/mídia russa |
A fábrica também sofreu danos significativos, incluindo a linha de montagem final. Além da aeronave e da linha de montagem, a posição do sistema S-400 foi atingida, mas as consequências são difíceis de determinar por meio de imagens de satélite.
O canal do Telegram Dnipro Osint publicou imagens de satélite das consequências do ataque. As fotos também mostram danos em hangares e as aeronaves destruídas: A-100LL e A-60, que transportava.
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| Aeródromo de Taganrog antes de atque ucraniano |
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| O aeródromo de Taganrog depois de ataque |
O primeiro voo do A-100LL ocorreu em 26 de outubro de 2016. A aeronave foi utilizada para testes no âmbito do projeto Vega Concern e Beriev TANK.
O A-100LL é baseado na aeronave A-50, que por sua vez é baseada no IL-76MD e foi utilizada para testar os equipamentos de rádio embarcados da futura aeronave A-100, incluindo um novo radar com antena de varredura eletrônica ativa (AESA).
Não se trata de uma aeronave de combate no sentido estrito e não se destina à produção em massa. É uma aeronave experimental utilizada exclusivamente para o desenvolvimento tecnológico. A aeronave serviu como uma etapa de transição entre a obsoleta aeronave de detecção por radar de longo alcance A-50 e a nova geração A-100 Premier.
O primeiro protótipo completo do A-100 foi baseado no IL-76MD-90A, uma aeronave de carga de produção. Todos os equipamentos do A-100LL experimental foram transferidos para este. O seu primeiro voo ocorreu em 18 de novembro de 2017, partindo do aeródromo da fábrica de aeronaves de Taganrog. E em 10 de fevereiro de 2022, o primeiro voo da aeronave A-100 foi realizado com o sistema de rádio de bordo já ligado.
Em 2022, a Rússia enfrentou uma escassez de componentes eletrônicos de alta qualidade para esta aeronave, então o início da produção em massa estava previsto para 2024. No entanto, o projeto A-100 foi congelado e, até 2025, as entregas em série não haviam começado.
a resposta russa...
Naturalmente, a rússia não poderia deixar sem resposta o ataque ucraniano, usando para tal um míssil, que na cidade russa de Novorossiysk, atingiu prédios residenciais. Possivelmente, os propagandistas russos vão afirmar que a culpa é dos marvados de ucranianos.
Fonte: TG canal @kazansky2017





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