sexta-feira, janeiro 24, 2025

Yana Stepanenko, a menina ucraniana de Kramatorsk

Yana Stepanenko, a menina ucraniana da região de Donetsk, que aos 11 anos perdeu as duas pernas num ataque russo de mísseis contra a cidade de Kramatorsk em abril de 2022. 

Yana nasceu na região de Donetsk, na cidade de Nova Iorque. Em abril de 2022, devido ao avanço militar russo na região, a sua família estava na cidade de Kramatorsk, da onde tentavam se evacuar à Ucrânia livre. 

No dia 8 de abril de 2022 as forças russas atingiram à estação de caminhos-de-ferro / de trem de Kramatorsk com míssil «Tochka-U». Yana foi atingida e perdeu duas pernas, a sua mãe também perdeu uma das pernas naquela estação. Somente seu irmão saiu ileso. 

Hoje, como 13 anos, Yana corre semi-maratonas, já participou na maratona de Boston, onde percorreu 5 km. 

No total, 61 ucranianos morreram naquela manhã. Várias pessoas foram feridas. Os habituais comentaristas portugueses, ex-militares, todos alinhados com a propaganda russa, partiram imediatamente ao ataque, argumentando que: «rússia não sequer possuia sistemas Tochka-U», «possuia, mas não os usava», «possuia e usava, mas não na Donbas»... 

@kazansky2017

1 comentário:

Anónimo disse...

Parece que o financiador do grupo NR é o Governador de Tambov (Yegorov), o Banco do Brasil congelou a conta de uma deles.