sábado, outubro 04, 2025

⚡️❗️ Operações Especiais da Ucrânia atingem navio russo no interior da rússia

Pequeno navio de mísseis «Grad» do projeto 21631 «Buyan-M». Foto: OSINT

Na noite de 4 de outubro de 2025, as Forças de Operações Especiais (SSO) da Ucrânia atingiram o navio russo de mísseis «Grad», projeto 21631 «Buyan-M» (n.º de registo/da matrícula 575). A operação decorreu às 4h31 da manhã nas águas do Lago Onega, localizado no interior da república da Carélia.

De acordo com os dados preliminares, o ataque ocorreu na parte direita do compartimento da central elétrica do navio. Como resultado do ataque, o navio sofreu danos críticos, o que limitou significativamente a sua manobrabilidade e eficácia em combate. 

O navio estava em transição do Mar Báltico para o Mar Cáspio, provavelmente para reforçar o agrupamento da frota russa na região sul. A sua rota passava pelas águas interiores da rússia. 

«Grad» é um dos mais recentes navios da classe «Buyan-M», recebido na frota russa do Báltico a 29 de dezembro de 2022. 

A relação de outros navios da classe «Buyan-M» danificados, quantos deles existem e quantos estão a ser utilizados na guerra contra Ucrânia.

Bónus 

Na noite de 4 de outubro, as Forças de Operações Especiais (SSO), em cooperação com o movimento insurgente russo «Chernaya Iskra» (Centelha Negra), atacaram as instalações LAB-LABS (uma instalação para a produção de alquilbenzenos lineares e sulfonatos alquilaromáticos lineares) e ELOU-AVT-6 (uma instalação para remoção de água, sal e processamento primário de petróleo) na refinaria de petróleo Kirishinefteorgsintez, na região de Leninegrado, na rússia. O empreendimento, crucial para o inimigo, está em chamas pela terceira vez em 2025. 

A rússia, respondeu com mais um ataque contra os alvos civis, atingindo comboios de passageiros da Ukrzaliznytsya na cidade ucraniana de Shostka. Existem as notícias sobre cerca de 30 feridos, além do corpo de um homem de 71 anos foi encontrado num vagão de um dos comboios atingidos por drone russo na estação ferroviária de Shostka, — Ministério Público da Ucrânia da região de Sumy.


Sem comentários:

Enviar um comentário

No vodka, go home! / Proibida a propaganda totalitária ou anti - ucraniana.