quinta-feira, setembro 25, 2025

A Arte da Guerra: as lições práticas do Robert «Magyar» Broudi

Robert «Magyar» Broudi, o comandante do Agrupamento da Força dos Sistemas Não-Tripuladas (USBS), a força unificada de drones nas FAU, apresentou, publicamente, os resultados dos seus primeiros 100 dias no comando da SBS.

Em 11 de junho de 2025, 5 unidades da «Linha de Drones» e 7 unidades do SBS foram unificados no recém-criado Agrupamento de Forças de Sistemas Não Tripulados (USBS);

Em 1 de julho de 2025, um sistema ÚNICO de relatórios UNIFICADOS e um ZHD (registo de combate) eletrónico foram introduzidos no USBS;

O Painel de Resultados Online do SBS «PIDRAKHUYKA» foi lançado no contexto de todas as unidades do SBS, no formato dia atual/dia anterior/mês/períodos anteriores: https://sbs-group.army

Faça click para ver os resultados

Agora todos os resultados ucranianos são visíveis e trnasparentes, sem os TikTok e outros blá-blá-blá (exceto para as operações classificadas contra as infraestruturas estratégicas russas);

76.859 alvos russos únicos foram destruídos/atingidos pelas forças do Grupo SBS durante 100 dias (crescimento de +804,7% em comparação com o resultado do SBS dos 100 dias anteriores em 2025);

18.501 militares/combatentes russos foram atingidos durante 100 dias (10.746 carga-200 e 7.755 carga-300), significa crescimento de +423,5% em comparação com o resultado do SBS dos 100 dias anteriores em 2025;

Foram executadas 402.832 missões de combate em 100 dias (19.7710 saídas de ataque, 205.122 missões de reconhecimento);

+49% de aumento do número das tripulações de USBS (realizando missões de combate) durante os 100 dias de existência do Grupo;

Proporção de alvos russos destruídos/atingidos pelo USBS em relação à todas as Forças de Defesa da Ucrânia (alvos verificados):

  • 35,4% em agosto de 2025 (21.266 unidades do total de 60.032)
  • 36,3% em julho de 2025 (23.433 unidades do total de 64.624)
  • 31,6% em junho de 2025 (19.653 unidades do total de 62.247)

Aumento de 71% no desempenho do USBS em comparação com os resultados de maio de 2025 (Linha de Drones - 17,13% do volume total, SBS - 4,09% do volume total) - como resultado da SINERGIA do Agrupamento, foi verificado o aumento de 21,22% para 36,3% do resultado total verificado das FAU.

Criação de um único depósito de componentes críticos (equipamento e periféricos de drones) para 12 divisões do USBS (excluindo drones). Mais de 1.600 tipos de nomenclatura, de 1.039.870 unidades, foram fornecidos SEM CUSTO AO ESTADO: motos 4x4 (335 unidades), viaturas 4x4 mais de 200 unidades, logística e transporte de carga (460 unidades), veículos motorizados (180 unidades), meios móveis de guerra eletrónica (GE) (900 unidades), meios individuais de guerra eletrónica, máquinas-ferramentas, equipamento de rádio, starlinks e controlos remotos para drones de fibra ótica, mastros, milhares de baterias, cabos e módulos de rádio adicionais - tudo o que é adicionalmente necessário para as equipas existentes e recém-criadas realizarem as missões de combate.

O Estado ucraniano fornece drones na quantidade certa. USBS customiza alguns. Personalização pelas próprias mãos. Muitos drones são obtidos com bónus de pontos ganhos pelas unidades [por cada alvo russo destruiído e/ou danificado a unidade ucraniana ganha os pontos].

Foi iniciado o fornecimento de munições da produção própria de SBS para uso de drones (51 artigos diversos para 50.000 unidades). Será aumentado para 120.000 unidades por mês para satisfazer 100% das necessidades do Agrupamento SBS;

O Agrupamento SBS representa 2,2% do efetivo total das Forças de Defesa da Ucrânia.

  • 12 níveis de influência do SBS na linha da frente estão a ser implementados em profundidade tática, operacional e estratégica.
  • Planeamento automatizado das necessidades dos drones (tipos, modelos, características de desempenho, número), meios e munições - o drone e as munições aguardam o piloto, e não inversamente.
  • 6 unidades USBS no TOP-13 entre 500 unidades de drones (7 no top-20).

As bases petrolíferas e diveros outros alvos estratégicos russos estão a arder TODOS OS DIAS. USBS está aumentar as suas capacidades, mas em silêncio por enquanto. Pois, uma parte da imprensa não sabe como apresentar isto de forma concisa, por isso USBS promete repensar o assunto.

Faça click para ler mais

AINDA NÃO FOI FEITO: ainda não começou a campanha de recrutamento. Quando isso acontecer USBS passará representar 5% do número total dos efetivos das FAU. Isso perrmitirá fechar 100% da linha da frente em todos os três níveis de profundidade: operacional, tático e estratégico. Ultrapassando a marca dos 50% do volume total de alvos russos destruídos/atingidos. Caso contrário «Magyar» promete renunciar ao cargo atual e regressar à sua brigada inicial.

NÃO FOI FEITO e ainda não está sendo planeado: gestão de todas as unidades de drones das FAU. Além disso, USBS não compra e NÃO DISTRIBUI os drones. Quem quizer este tipo de apoio deve mudar para um sistema unificado de relatórios e, depois, USBS poderão cuidar da formação competente das suas necessidades.

Todos os esforços do Comando do Agrupamento de SBS estão sendo focados em desenvolver as capacidades criativas, que não foram usados, ao máximo, em 2024, não importa por que razões. De momento, USBS está a tornar-se um fenómeno que afeta diretamente a frente. Isso também é um facto.

Bónus

Em agosto (mas só agora revelado no TG Dosye Shpiona), os drones ucranianos de ataque, pertencentes às Forças de Operações Especiais (SSO) da Ucrânia, voaram ao campo de treino de Molkino (base de treino do GRU, no passado recente usado pela EMP Wagner), que fica na região russa de Krasnodar. A partir de Kherson em linha reta são cerca de 550 km.






Os drones ucranianos destruíram 7 veículos de uma só vez: 5 veículos de transporte e carregamento e um lançador de mísseis «Iskander». Também foi destruído o sistema «Pantsir-S», que deveria proteger os objetos restantes.

A julgar pelas cabines do MZKT-7930, não é claro qual «Iskander» foi atingido - balístico ou de cruzeiro, porque ambos têm o mesmo chassis. Única certeza, todos estavam sem os seus mísseis. O TG Dosye Shpiona (nunca foram apanhados em mentiras antes), afirma que Ucrânia usou nessa missão apenas 14 drones. Ou seja, dois drones para cada veículo, é um resultado incrível!)) 

Bónus II 

A 21 de setembro de 2025, no território da Crimeia temporariamente ocupada, a unidade especial da GUR do Ministério da Defesa da Ucrânia «Prymary» atingiu dois aviões anfíbios antissubmarinos russos Be-12 «Chaika».


Os aviões anfíbios Be-12 «Chaika» estão equipados com equipamentos dispendiosos para deteção e combate aos submarinos. Este foi o primeiro caso em que este tipo de aviões foram atingidos pela Ucrânia. Juntamente com dois aviões Be-12 inimigos, durante a incursão à Crimeia, os «Prymary» também destruíram o helicóptero multifunções Mi-8, pertencente aos invasores russos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

No vodka, go home! / Proibida a propaganda totalitária ou anti - ucraniana.