Foto: NYT |
Os contactos com a rússia sancionada ameaçam a segurança alimentar dos países africanos, porque os esquemas de abastecimento alimentar estão destruídos, os empréstimos, os investimentos e as tecnologias modernas estão em risco, bem como a implementação de projectos agrícolas com a participação de países terceiros.
A rússia entende que África é vulnerável em termos de segurança alimentar, por isso utiliza este factor para aumentar a sua influência nos países do continente que lhe interessam, especialmente porque os políticos russos dizem abertamente que a rússia deveria controlar totalmente África, como fez há várias décadas, quando parialmente era controlada pela URSS.
A rússia bloqueia constantemente o “acordo de cereais”, o que leva a interrupções no fornecimento de produtos agrícolas aos países africanos. O bloqueio das exportações de cereais da Ucrânia e o fornecimento limitado russo tornaram-se uma ferramenta de influência do Kremlin sobre os países africanos mais pobres, que recebem ajuda alimentar em troca de lealdade política.
O fornecimento de cereais ucranianos aos países africanos desempenha um papel extremamente importante no abastecimento alimentar dos países africanos. Devido à agressão russa em grande escala contra Ucrânia, mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo encontraram-se à beira da fome devido a problemas de abastecimento alimentar, precisamente devido à agressão russa contra Ucrânia.
Desde o lançamento da iniciativa Grãos da Ucrânia, a Ucrânia enviou mais de 255.000 toneladas de produtos agrícolas para África, nomeadamente: Etiópia - 90.000 trigo, Quénia - 25.000, Somália - 25.000, Sudão - 22.265 mil, Nigéria - 25.000 mil, Moçambique - 6.882 mil toneladas de ervilha e milho, 440 mil toneladas de óleo vegetal, RDC - 1.881 mil toneladas de ervilha e 440 toneladas de óleo vegetal.
Durante a invasão em grande escala da Ucrânia, os militares russos roubaram uma grande quantidade de cereais - em certos dias, pelo menos 12.000 toneladas de trigo foram ilegalmente retirados da Ucrânia para a federação russa.
Sem comentários:
Enviar um comentário
No vodka, go home! / Proibida a propaganda totalitária ou anti - ucraniana.