sábado, maio 27, 2017

RIP Zbigniew Kazimierz Brzeziński

Aos 89 anos morreu Zbigniew Brzeziński um dos mais influentes representantes da elite política americana. Dono de uma inteligência exemplar, sabia determinar extremamente bem os pontos fracos dos seus oponentes. Entre 1977 e 1981 Brzeziński serviu de Conselheiro de Segurança Nacional do presidente americano Jimmy Carter, apoiando activamente a guerrilha afegã, que lutava contra a invasão comunista soviética.
Brzeziński com os militares paquistaneses, início da década de 1979
Brzeziński era conhecido pela sua posição intervencionista (hawkish) em política externa, numa época em que o Partido Democrata tendia de modo crescente ao isolacionismo (dovish). Filho de um polaco nascido na Ucrânia, Zbigniew Brzeziński compreendia todas as línguas eslavas (!), embora só se expressava em inglês e polaco.
Ler grátis em português (faça click)
O autor do famoso livro “Grande Tabuleiro de Xadrez”, escrito em 1997, teve uma grande influência na opinião pública mundial. Ele deu atenção especial à Eurásia, onde decorreram enormes mudanças, em particular, escreveu que Ucrânia, Uzbequistão e Azerbaijão requerem um grande apoio geopolítico dos EUA, nomeadamente para impedir o renascimento de uma espécie do império comunista. Por acaso, a atual guerra russo-ucraniana é uma tentativa de reanimá-lo.


Zbigniew Brzezinski aos mujahideens afegãos (Paquistão, 1979): “Your cause is right and God is on your side!” (A sua causa é certa e Deus está do seu lado!):

Ler em português a entrevista do Brzeziński: 
Rússia pode se transformar no lugar vazio

Sem comentários:

Enviar um comentário

No vodka, go home! / Proibida a propaganda totalitária ou anti - ucraniana.