Conheça Viktoriia, Tetiana, Oleksandra, Maryna e a sua comandante Daria «Hilka» – integrantes de uma unidade totalmente feminina de drones, parte integrante da unidade especial «Taifun» (Tufão), a primeira e única
na Guarda Nacional da Ucrânia (NGU).
Elas escolheram servir nas FAU para defender seu país contra a agressão russa. Algumas delas retornaram à Ucrânia de locais seguros no Ocidente, para se alistar na Guarda Nacional. Na linha de frente, elas operam drones, percorrem estradas perigosas e atacam as posições russas.
Quase quatro anos após a invasão russa, as mulheres ucranianas estão assumindo cada vez mais funções de combate antes reservadas aos homens. A dificuldade da Ucrânia em recrutar pessoal obrigou suas forças armadas a se adaptarem. No início deste ano, mais de 70.000 mulheres haviam se alistado no exército ucraniano — um aumento de 20% desde 2022. Cerca de 5.500 delas atuam atualmente em funções de combate.
Mas a tripulação de Daria é a primeira da guarda nacional ucraniana a operar inteiramente sem homens. Somos imensamente gratos a elas por sua coragem!
Fotos: Oksana Parafeniuk / para The Washington Post








Sem comentários:
Enviar um comentário
No vodka, go home! / Proibida a propaganda totalitária ou anti - ucraniana.