quinta-feira, novembro 27, 2025

O documentário britânico «Hell Jumper»: a vida e obra do Chris Parry

O documentário britânico «Hell Jumper» sobre a guerra russa contra Ucrânia que ganhou o Prémio Emmy Internacional, conta a história do voluntário britânico Chris Parry, que foi para Ucrânia para ajudar evacuar os civis das áreas perigosas.

No centro do filme está Chris Parry, um jovem de 28 anos da Cornualha que, sem o conhecimento da família, decidiu ir para a Ucrânia, onde conheceu outros civis de todo o mundo. Os chamados Hell Jumpers arrecadaram fundos por meio de financiamento coletivo para comprar veículos e equipamentos para ajudar as pessoas a escaparem de suas casas. 

Chris e seus amigos publicaram vídeos de suas missões de resgate nas redes sociais como forma de arrecadar dinheiro para financiar suas operações. Chris também se apaixonou por uma jovem ucraniana chamada Olya Khomenko, e o filme mostra as mensagens de voz e textos trocados entre eles enquanto tentam construir um relacionamento normal no meio de uma guerra.

Sua missão terminou tragicamente: Chris morreu junto com outro voluntário, Andrew Bagshaw, enquanto tentavam ajudar na evacuação de uma mulher idosa da cidade de Soledar, uma área sob intenso bombardeio no leste da Ucrânia no início de 2023. Antes de sua morte, ele havia salvado mais de 400 pessoas e muitos animais abandonados.

Hell Jumper foi produzido pela Expectation TV. O diretor foi Paddy Wivell e a produtora foi Adriana Timko, uma moldava com raízes ucranianas. O documentário estreou na cerimônia do BAFTA deste ano e também recebeu dois prêmios no Prix Italia 2025.

Sem comentários:

Enviar um comentário

No vodka, go home! / Proibida a propaganda totalitária ou anti - ucraniana.