sexta-feira, setembro 12, 2025

Os pactos e acordos secretos por trás da II Guerra Mundial

Pacto de Não Agressão entre Polónia e URSS, assinado em 1932 em Moscovo

Em 1932, foi assinado um Pacto de Não Agressão entre a Polónia e a URSS, que a União Soviética violou ao invadir a Polónia juntamente com a Alemanha nazi à 17 de setembro de 1939, em conformidade com o protocolo secreto germano-soviético sobre a divisão de esferas de interesse na Europa de Leste, de 23 de agosto de 1939. 
ADN-ZB/Archiv Sowjetunion, Estaline e von Ribbentrop no Kremlin, Moscovo, 23.8.1939

Importante notar que a Polónia se manteve fiel ao acordo com os soviéticos. Hitler tentou negociar com a Polónia no início de 1935, oferecendo a aliança na sua futura guerra planeada contra URSS. Marechal Pilsudski não aceitou a oferta, por razões mais progrmáticas, afrimando que Polónia possuía mil quilómetros de fronteira comum com a URSS, por isso preferia manter a paz com o seu vizinho moscovita. 

Adenda secreta, em russo, ao Pacto assinada em Moscovo pelo
Vyacheslav Molotov e von Ribbentrop

Mas graças à atual propaganda russa podemos saber que a Alemanha nazi tornou-se «nazi» apenas em 22 de junho de 1941, no dia do ataque à URSS, e antes disso era um país amigo e União Soviética podia cooperar calmamente com a Alemanha nazi, dividindo as esferas de influência na Europa Central e de Leste, conforme o protocolo secreto de 23 de agosto de 1939, o famoso Pacto Molotov-Ribbentrop, cuja existência era categoricamente negada pela URSS até 1989.

Adenda secreta ao Pacto, em alemão. Imagem: Wikipédia


Sem comentários:

Enviar um comentário

No vodka, go home! / Proibida a propaganda totalitária ou anti - ucraniana.