O New York Times escreveu sobre ucraniano Vitaliy Dribnytsya, ex-professor de história de Bila Tserkva, que tenta refutar os mitos da propaganda russa durante videochamadas com o público russo. Quase todos os dias, Dribnytsia se comunica com russos por meio de plataformas online e, usando seu conhecimento de história, desmascara narrativas russas hostis sobre a Ucrânia. O historiador publica as conversas nos seus canais do YouTube e TikTok «Vox Veritatis», que significa «Voz da Verdade» em latim. O canal tem quase meio milhão de inscritos.
O professor admite que geralmente é impossível mudar as opiniões de seus interlocutores. A maioria dos russos rejeita os seus argumentos lógicos ou repete as teses do Kremlin. Com o tempo, Dribnytsya percebeu que seu verdadeiro público eram os milhões de ucranianos que foram educados durante a era soviética.
“Aprendo muito com ele”, diz Natalia Tylina, uma reformada/aposentada ucraniana de 64 anos. Segundo ela, agora ela se sente mais confiante para discutir com quem “não conhecem nossa história” e espalham narrativas russas.

Sem comentários:
Enviar um comentário
No vodka, go home! / Proibida a propaganda totalitária ou anti - ucraniana.