domingo, janeiro 05, 2025

As Forças Armadas da Ucrânia partiram para a ofensiva em Kursk

As unidades blindadas ucranianas partiram para a ofensiva na região de Kursk. Os canais russos relatam a captura de novos assentamentos e temem que o objetivo da ofensiva das FAU é a captura da usina/fábrica nuclear de Kursk. 

O anúncio foi feito por Andriy Kovalenko, chefe do Centro de Combate à Desinformação do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia (RNBO). Segundo ele as FAU estão trabalhando atualmente no desenvolvimento da ofensiva. «Os russos em Kursk estão passando por grande ansiedade porque foram atacados em várias direções, e isso foi uma surpresa para eles. As forças de defesa estão trabalhando», observou Kovalenko. 

Esta informação também é confirmada por autoridades russas e blogueiros militares, que relatam o movimento das FAU do distrito de Sudzha em direção à vila de Bolshoe Soldatskoe. 

Autoridades russas exortam a evacuação dos cidadãos do distrito 
de Bolshoe Soldatskoe

Os TG canais russos também publicam vídeos de uma coluna de veículos blindados ucranianos se aproximando do assentamento russo de Berdin. Há informação não confirmada sobre a captura de Berdin pelas FAU. 

Os TG canais patrioteiros russos relatam a captura de novos assentamentos na região de Kursk pelas FAU. O objetivo da ofensiva das FAU é capturar a usina nuclear de Kursk, afirmam os russos. Ao mesmo tempo, eles imediatamente escrevem que este não é o alvo principal das FAU, se interrogando se isso é uma manobra de distração por parte dos ucranianos. Mas sem saber para onde esperar o ataque principal. 

As tentativas frustradas de drones russos de impedir o avanço ucraniano em Kursk. O sistema ucraniano de guerra eletrônica funciona brilhantemente. Os russos escrevem que apenas os drones em fibra óptica sobrevivem, outros perdem massivamente o contacto com os seus operadores:


Trabalho de combate da 41ª brigada das FAU em veículos russos na região de Kursk:


Bónus 

Um terrorista profissional, o ícone da propaganda russa, sérvio Bratislav «Koma» Živković, comandante da companhia de assalto do 150º regimento do Exército russo, foi eliminado na região de Kursk. 

16 de dezembro de 2024 Živković sobreviveu milagrosamente a chegada de um drone FPV, mas já no início de janeiro de 2025, a justiça finalmente triunfou. Živković lutou ao lado dos ocupantes russos contra Ucrânia desde 2014 nas fileiras da Unité Continentale, uma unidade de mercenários, composta por cidadãos estrangeiros.

1 comentário:

No vodka, go home! / Proibida a propaganda totalitária ou anti - ucraniana.