sábado, novembro 30, 2024

Faleceu a jurista ucraniano-moçambicana Dra. Lioudmila Macassele

Jurista formada na Ucrânia, pela Universidade Nacional de Kyiv «Taras Shevchenko», trabalhou 27 anos no sistema jurídico moçambicano, deixou o cargo em 2019 como a Procuradora-Geral Adjunta de Moçambique para a tutela do Ministério Público. 

Vídeo do «1º Canal» russo (2004), que escolheu a história da Dra. Lioudmila por ela nascer em Leninegrado, na URSS.

Ela nasceu na cidade de Leningrado aos 29 de janeiro de 1951. Ucraniana de origem. O seu pai - Pavel Slovokhotov era descendente dos cossacos de Orenburgo. A avó de Lyudmila era prima do poeta ucraniano Pavlo Tychyna. Na década de 1970, viveu na Letónia (Daugavpils), onde nasceu o seu filho mais velho. Em 1979, mudou-se para Kyiv. 

Maputo, 2006: Dra. Lyudmila, 3ª à esquerda

Em 1985, formou-se na faculdade de direito da Universidade Estatal/dual de Kyiv (hoje Universidade Nacional de Kyiv «Taras Shevchenko»). Durante os estudos, apaixonou-se por um moçambicano, com quem se mudou para Moçambique em 1988. Nessa altura, Lyudmila era apenas a oitava mulher da URSS a viver no país. Divorciou-se logo depois. 

No início, lecionou jurisprudência e direito na então única Universidade estatal «Eduardo Mondlane». Para ganhar experiência e aprender português a fundo, trabalhou gratuitamente num escritório de advogados durante um ano. Em 1992, os seus filhos juntaram-se a ela. 

Maputo, 2007: Drª Lyudmila 3ª à esquerda

Em 1993, foi-lhe oferecido um emprego no Ministério Público da capital Maputo. Trabalhou em vários departamentos do Ministério Público (desde infracções penais aos casos domésticos). Lioudmila Macassele trabalhou aqui durante 22 anos. Estava casada com um português local. 

Entre 2016 à 2019 desempenhou as funções da Procuradora-Geral Adjunta de Moçambique para a tutela do Ministério Público. 

Faleceu de causas naturais aos 29 de novembro de 2024 na sua casa em Maputo.

A missa do corpo ardente terá o lugar no dia 2 de Dezembro às 9h00 horas na capela do Hospital Central de Maputo e às 10h00 será efetuado o enterro no cimiterio de Muchafutene.

Sem comentários:

Enviar um comentário

No vodka, go home! / Proibida a propaganda totalitária ou anti - ucraniana.