segunda-feira, setembro 16, 2024

«Rushnychok» - o «The Beatles» da diáspora ucraniana na América do Norte

O quarteto ucraniano-canadense foi fundado em 1970 por descendentes de imigrantes ucranianos, amigos de infância Andriy Garasymovich (guitarra), Yuriy Shtyk (baixo), Yevhen Osidach (acordeão) e Stepan Andrusiak (bateria), que frequentavam o ensino superior em Montreal. 

Faça click para ouvir no YouTybe

Os quatro adoravam música, sabiam tocar instrumentos musicais e conheciam desde cedo as canções ucranianas. Primeiro, decidiram atuar numa das festas de Ano Novo Ucraniano, onde o público os recebeu tão bem que os rapazes decidiram continuar as suas atividades musicais. Nessa época, a música folclórica era muito popular, pelo que o aparecimento de uma banda ucraniana foi oportuno.

Em breve, «Rushnychok» foi convidado a atuar em Ottawa para o público metropolitano, o que foi o início da sua fama e de uma carreira de sucesso de 10 anos do quarteto. Existiu até 1980.

As canções folclóricas ucranianas populares constituíram a base do repertório da banda. O ponto alto do quarteto foi a polifonia aliada a uma sonoridade moderna. Os músicos posicionaram-se não só como um coletivo que toca música ucraniana, mas como uma banda ucraniana. Durante 10 anos de atividade, a «Rushnychok» lançou cinco coleções, algumas das quais eram originais e tinham uma cor ucraniana distinta. Para o sucesso contribuiu também o estilo do «Rushnychok», que tinha uma especificidade étnica distinta - um traje estilizado de cossacos ou hutsul, sempre com as camisas bordadas, as bases dos microfones sempre eram ornamentadas com as toalhas ucranianas bordadas. É interessante que a imprensa tenha comparado «Rushnychok» com os «The Beatles», sublinhando que se trata de um quarteto ucraniano.

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

No vodka, go home! / Proibida a propaganda totalitária ou anti - ucraniana.