«Putin e as crianças», imagem ilustrativa |
Como escrevem os jornalistas, o filho mais velho, Ivan, nasceu na clínica suíça Sant’Anna situada em Lugano. O segundo filho, Vladimir, já nasceu em Moscovo – o seu nascimento foi assistido pela mesma ginecologista Natalya Thiébaud (nascida Kondratieva em 1959 em Leninegrado e falecida em 2023), que ajudou no nascimento de Ivan.
Os filhos vivem isolados – são constantemente acompanhados por amas, tutores e treinadores que vivem na residência de putin em Valdai e acompanham a família nas viagens. As governantas e professoras de rapazes são procuradas periodicamente através da agência English Nanny. A última vaga para professor de inglês para rapazes de quatro e oito anos foi publicada em fevereiro de 2024. As condições ofereciam alojamento, uma semana de trabalho de cinco dias e um salário de 7,7 mil euros mensais. Foi dada preferência aos cidadãos da África do Sul (dado a aprovação acima da média do putin entre a população branca sul-africana). Aos professores é proibido sair do local onde vive a família. A vaga estabelecia ainda que o professor era obrigado a realizar exames médicos nas duas primeiras semanas de trabalho.
A fonte do Dossier observou que a família tem uma atitude cautelosa em relação aos estrangeiros e a África do Sul é considerada um país amigo. O interlocutor disse ainda que Putin precisa constantemente de novos professores, porque “não é assim tão fácil conviver com a família”. Entre as governantas, o Dossier encontrou cidadãos da África do Sul, Nova Zelândia e Grã-Bretanha.
Os personal trainers de natação e ginástica também trabalham com crianças. Ivan é treinado por um antigo membro da equipa russa de ginástica, o seu nome não foi revelado. Além disso, o filho mais velho compete periodicamente com os seus pares.
Os novos colaboradores são entrevistados por um assistente familiar. Olesya Fedina, prima de Kabaeva, que se apresenta aos estranhos como se fosse a mãe dos rapazes. Ela conhece os tutores pessoalmente. A própria Alina Kabaeva tenta manter o sigilo - durante a apresentação dos filhos na residência ou a jogar hóquei com o pai, observa-os a partir de uma caixa com vidro opaco, escreve Dossier.
Ao mesmo tempo, a fonte dos jornalistas observou que Kabaeva nem sempre consegue esconder-se do pessoal da residência: “por exemplo, se o filho mais velho joga hóquei ou participa numa produção, e Olesya Fedina está a observá-lo, então, após o término da partida ou da apresentação, a criança não corre para ela, mas para uma caixa escondida atrás de um vidro opaco, onde se senta a verdadeira mãe.”
A família utiliza um comboio blindado, vários aviões e helicópteros. As crianças passam a maior parte do ano na residência em Valdai, em fevereiro-março - em Sochi, em julho-agosto - fazem passeios de iate. Em Agosto, os filhos de putin vivem na Crimeia anexada e, no Outono, regressam a Sochi.
Sem comentários:
Enviar um comentário
No vodka, go home! / Proibida a propaganda totalitária ou anti - ucraniana.