O premiado documentário “20 Dias em Mariupol” acompanha Chernov enquanto ele e os seus colegas ucranianos da AP ficam presos na cidade sitiada de Mariupol, lutando para continuar o seu trabalho de documentação das atrocidades da invasão russa. Os últimos jornalistas internacionais que permaneceram na cidade enquanto as forças russas se aproximavam, Chernov, o fotógrafo Evgeniy Maloletka e a produtora de campo Vasilisa Stepanenko capturam o que se tornou algumas das imagens mais marcantes da guerra: crianças morrendo, valas comuns, o bombardeio de uma maternidade, e mais.
“20 Dias em Mariupol” baseia-se nos noticiários diários de Chernov e em imagens pessoais do seu próprio país em guerra. O resultado é um relato cru e assustador de um jornalista que arrisca a vida para partilhar a verdade do conflito com o mundo.
Feito em parceria com a Associated Press, “20 Dias em Mariupol” teve uma exibição condecorada no circuito de festivais de cinema de 2023 – inclusive no Festival de Cinema de Sundance, no Festival Internacional de Documentários de Amsterdão (IDFA), no Festival de Cinema de Sheffield e no Festival de Cinema DocEdge.
Sem comentários:
Enviar um comentário
No vodka, go home! / Proibida a propaganda totalitária ou anti - ucraniana.