domingo, novembro 26, 2023

Jardim de infância ucraniano: cortesia portuguesa e russa

Uma pequena cópia do farol português de Santa Marta de Cascais foi instalada na vila de Irpin, nos arredores de Kyiv. Um jardim de infância foi destruído em Kyiv, por um drone russo... 

Recorde-se que em 2022 Irpin e Cascais assinaram um acordo de geminação e Cascais alocou 500 mil euros para a reconstrução do jardim de infância destruído pelos ocupantes russos. Os projéteis russos abriram um buraco na parede da instituição, quebraram todas as janelas e danificaram o pátio. Durante a ocupação da cidade, os ocupantes russos estiveram no prédio da pré-escola, o que gerou danos significativos no interior das instalações já reformadas, roubo de materiais de construção e diversos equipamentos. Hoje em dia, sobretudo graças à ajuda de Cascais, abriu este jardim de infância inclusivo. 

Em agradecimento por esta ajuda e pela amizade sincera entre Irpin e Cascais, foi erguido no território um pequeno farol de Santa Marta. Agora as crianças vão conhecer um pedaço de Portugal em Irpin (fonte). 

Por sua vez, o exército russo obteve uma outra vitória retumbante. Os drones russos, no seu ataque contra a capital ucraniana, em 25 de Novembro atingiram um jardim de infância em Kyiv, no bairro Solom´yanskiy. Dado que é díficil de imaginar que a inteligência russa confundiu jardim de infância com um alvo militar, pode-se dizer, com convicção triste, do que o ataque não teve outro significado senão terrorismo puro e flagrante. 

Após o ataque russo os moradores do bairro, o grupo de cidadãos Gatinhos de Solomyansky, mordores das casas vizinhas correram ao jardim de infância para separar os escombros, mover móveis e brinquedos infantis para a ala sobrevivente do edifício. Limparam, lavaram tudo, até lavaram o chão.










Hoje, muitos meios de comunicação publicaram um vídeo onde a diretora do jardim de infância apoia a professora do grupo «Sonechko» (Solezinho), cuja sala foi totalmente destruída. Ela disse palavras importantes de apoio: «Todos estão vivos. Esta é a coisa mais importante. Vamos reconstruir o nosso jardim de infância». 

Alias, os comentadores russos nem sequer escondem o objectivo dos bombardeamentos das cidades ucranianas: punição colectiva dos ucranianos, para forçar os cidadãos se revoltar contra as autoridades do Estado à fim de provovcar a crise e conflito na sociedade, que, na ótica dos ocupantes russos, poderá beneficiar as forças invasores. 

Até hoje a lógica dos ocupantes se mostrou profundamente errada, cada bombardeamento da infraestrututa civil apenas aumenta desejo ucraniano a) de vencer essa guerra; b) criar a distância cada vez maior para com os ocupantes russos, em termos políticos, económicos, sociais ou culturais.

Bónus

Um dos operadores do blindado russo filma como o blindado à sua frente é despedaçado pela artilharia ucraniana. Os restos do operador russo voaram direto para o objetivo da câmera.

Saúde aos envolvidos!

@kazansky2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

No vodka, go home! / Proibida a propaganda totalitária ou anti - ucraniana.