quinta-feira, setembro 14, 2023

⚡️Ucrânia prossegue aniquilando armada russa do Mar Negro

Após um ataque noturno com mísseis de cruzeiro e drones marítimos ao porto e à doca seca de Sebastopol, na Crimeia ocupada, um navio e um submarino russos foram danificados além de possível recuperação.

A GUR MOU confirmou os danos aos dois navios durante o ataque ao porto de Sebastopol. Estamos falando do submarino diesel-elétrico «Rostov-no-Don» e do grande navio de desembarque BDK «Minsk». 


Estes dados são corroborados pelo analista OSINT Def Mon, que confirma os danos num grande navio de desembarque BDK «Minsk» (classe Ropucha, Projeto 775) e um submarino «Rostov-no-Don» (classe Kilo, Projeto 877 «Paltus»). 

O TG canal oficial do MoD russo reconheceu os danos em
«dois navios que estavam em reparação»

De acordo com os canais TG russos de 4 à 11 militares e funcionários das docas morreram e de 26 à 31 pessoas ficaram feridas.

TG canais russos: até 11 ocupantes russos mortos e 31 feridos

O B-237 “Rostov-no-Don” é um submarino de ataque da marinha russa da classe “Kilo”, fabricado recentemente e que custou à armada russa 300 milhões de dólares, lançado ao mar em 2014.

Sub «Rostov-no-Don», classe Kilo

BDK «Minsk» é um navio polaco construído em 1983-84 no estaleiro «Stocznia Polnocna» em Gdansk. Neste momento, a federação russa não tem a capacidade de construir os navios semelhantes. Assim, o BDK «Minsk» junta-se às perdas irreparáveis ​​​​da marinha russa. É o terceiro BDK perdido ou severamente danificado pelos ocupantes russos. O BDK «Saratov» foi destruído e afundado pelo míssil ucraniano «Tochka-U» no porto de Berdyansk e BDK «Olenegorskiy Gorniak» foi atingido e severamente danificado por um drone marítimo. 


BDK «Minsk» antes e depois de encontro com os mísseis ucranianos

Numa das primeiras fotos de «Minsk» após o ataque bem-sucedido pode-se ver que quase toda a superestrutura do navio, aparentemente, foi demolida, destruída pelas chamas e caiu por dentro do casco do navio.


As autoridades de ocupação russas da Sebastopol apelaram aos residentes locais para não postarem fotos e vídeos do ataque à cidade e, ao mesmo tempo, o “governador” Razvozhaev de Sebastopol foi fotografado em frente ao BDK em chamas “ Minsk”.

O ataque ucraniano a um submarino russo ficará para sempre na história. Esta é o primeiro caso na história militar em que um submarino é atingido por mísseis de cruzeiro. O submarino é considerado um alvo muito difícil de atingir.

Uma lancha russa «Tunets» da classe KS-701 juntou-se ao submarino «Rostov-no-Don» e ao BDK «Minsk». «Tunets» foi atingido e destruído pelas forças ucranianas num ataque bem-sucedido separado, que ocorreu hoje na parte noroeste do Mar Negro, informa a marinha ucraniana.

O funcionamento do sistema Starlink no momento do ataque de mísseis de cruzeiro/drones marítimos à frota russa do Mar Negro na Crimeia ocupada.

Mais uma vez Starlink falha no momento crucial, coincidências à parte...

1 comentário:

No vodka, go home! / Proibida a propaganda totalitária ou anti - ucraniana.