TG canal «Chuváchia Zangada»: As estatísticas da guerra: a da Ucrânia já ceifou mais do que a do Afeganistão e da Chechênia juntas |
O TG canal «Chuváchia Zangada» publica a estatística não oficial das mortes de chuvaches, ao serviço das guerras coloniais russas nos últimos 50 anos. Na guerra no Afeganistão morreram 114 moradores da região e 3 foram dados como desaparecidos em combate (MIA). Nas duas guerras na Chechênia morreram 130 chuvaches e 7 se tornaram MIA. Na guerra contra Ucrânia até o setembro de 2023 já morreram 278 chuvaches. Ou seja, em 1,5 ano de guerra colonial contra Ucrânia, a região colonizada perdeu mais homens do que no Afeganistão (1979-1989) e na Chechênia (1ª guerra: dezembro de 1994 - agosto de 1996; 2ª guerra: 7 de agosto de 1999 à 16 de abril de 2009) juntas...
Os rios e pontes... |
A região sempre foi bastante pobre, pouca coisa mudou nos dias de hoje. As pessoas sobrevivem em aldeias isoladas da Chuváchia - sem estradas onde uma ambulância possa chegar. Os moradores locais transportam os doentes ora numa banheira de plástico ora num carrinho de mão de construção.
Estrada da aldeia Zadnie Karyki |
Estrada nova após a reparação vs estrada antiga... |
As autoridades prometem construir pelo menos uma ponte para a travessia há vários anos. Os moradores escreveram um apelo à administração presidencial do putin, mas ainda não receberam nenhuma resposta.
Uma reportagem da publicação russa «7x7» que explica porque os cidadãos e cidadãs comuns continuam à apoiar o governo russo e seguramente votarão em «quem nós for indicado».
O texto completo está aqui [a publicação russa «7x7» foi recentemente e oficialmente designada na rússia de «agente estrangeiro»].
Bónus
O camionista/camioneiro da Chuváchia, Alexey Ilyin, foi multado em 30.000 rublos (cerca de 280 Euros) por publicar um vídeo antiguerra, sob acusação de “descrédito do exército”, teve a sua conta arestada.
O seu «crime»: ele salvou dois links, dos dois vídeos que gostou, na sua página pessoal na rede social russa Odnoklassniki (OK). Um dos vídeos salvos se chamava “Desmentido de que Ucrânia bombardeia a Donbass há 8 anos”. O segundo é dedicada ao alcoolismo da representante oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros / das Relações Exteriores da rússia, Maria Zakharova. A notícia foi reportada pelo canal «Chuvashia Zangada», o canal já começou a arrecadar dinheiro para pagar a multa de Alexey. No tribunal não admitiu sua culpa.
“Perguntei diretamente à juíza: você quer me provar que a guerra é boa? Ela permaneceu em silêncio em resposta. Ela não tem vergonha, nem honra, nem consciência – foi o que eu disse a ela.”
Pior que tem garotão russo de 18 anos morrendo nessa guerra. Talvez nunca tenha experimentado uma vida sexual honesta e ainda por cima acaba morrendo pelo Putin. Sem comentários.
ResponderEliminarinteressante isso https://www.youtube.com/watch?v=m11up6w2v1U
ResponderEliminar