sexta-feira, setembro 08, 2023

Chuváchia: como vive a província russa resignada ao seu destino

Chuváchia é uma região autónoma russa no rio Volga. Pesadamente russificada nos últimos 500 anos vive resignada ao seu destino. Os homens são chamados ao exército russo, lutam e morrem pelo império, que lhes surripiou quase toda identidade nacional. 
TG canal «Chuváchia Zangada»: As estatísticas da guerra: a da Ucrânia
já ceifou mais do que a do Afeganistão e da Chechênia juntas

O TG canal «Chuváchia Zangada» publica a estatística não oficial das mortes de chuvaches, ao serviço das guerras coloniais russas nos últimos 50 anos. Na guerra no Afeganistão morreram 114 moradores da região e 3 foram dados como desaparecidos em combate (MIA). Nas duas guerras na Chechênia morreram 130 chuvaches e 7 se tornaram MIA. Na guerra contra Ucrânia até o setembro de 2023 já morreram 278 chuvaches. Ou seja, em 1,5 ano de guerra colonial contra Ucrânia, a região colonizada perdeu mais homens do que no Afeganistão (1979-1989) e na Chechênia (1ª guerra: dezembro de 1994 - agosto de 1996; 2ª guerra: 7 de agosto de 1999 à 16 de abril de 2009) juntas...

Os rios e pontes...

A região sempre foi bastante pobre, pouca coisa mudou nos dias de hoje. As pessoas sobrevivem em aldeias isoladas da Chuváchia - sem estradas onde uma ambulância possa chegar. Os moradores locais transportam os doentes ora numa banheira de plástico ora num carrinho de mão de construção.

Estrada da aldeia Zadnie Karyki

Estrada nova após a reparação vs estrada antiga...

As autoridades prometem construir pelo menos uma ponte para a travessia há vários anos. Os moradores escreveram um apelo à administração presidencial do putin, mas ainda não receberam nenhuma resposta.

Uma reportagem da publicação russa «7x7» que explica porque os cidadãos e cidadãs comuns continuam à apoiar o governo russo e seguramente votarão em «quem nós for indicado».

O texto completo está aqui [a publicação russa «7x7» foi recentemente e oficialmente designada na rússia de «agente estrangeiro»].

Bónus

O camionista/camioneiro da Chuváchia, Alexey Ilyin, foi multado em 30.000 rublos (cerca de 280 Euros) por publicar um vídeo antiguerra, sob acusação de “descrédito do exército”, teve a sua conta arestada.

O seu «crime»: ele salvou dois links, dos dois vídeos que gostou, na sua página pessoal na rede social russa Odnoklassniki (OK). Um dos vídeos salvos se chamava “Desmentido de que Ucrânia bombardeia a Donbass há 8 anos”. O segundo é dedicada ao alcoolismo da representante oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros / das Relações Exteriores da rússia, Maria Zakharova. A notícia foi reportada pelo canal «Chuvashia Zangada», o canal já começou a arrecadar dinheiro para pagar a multa de Alexey. No tribunal não admitiu sua culpa.

Perguntei diretamente à juíza: você quer me provar que a guerra é boa? Ela permaneceu em silêncio em resposta. Ela não tem vergonha, nem honra, nem consciência – foi o que eu disse a ela.”

2 comentários:

  1. Pior que tem garotão russo de 18 anos morrendo nessa guerra. Talvez nunca tenha experimentado uma vida sexual honesta e ainda por cima acaba morrendo pelo Putin. Sem comentários.

    ResponderEliminar
  2. interessante isso https://www.youtube.com/watch?v=m11up6w2v1U

    ResponderEliminar

No vodka, go home! / Proibida a propaganda totalitária ou anti - ucraniana.