Foi o fundador do primeiro partido nacionalista ucraniano, o Partido Popular da Ucrânia (1902), preparou o esboço da Constituição da Ucrânia (1905).
Em 1904, quando a rússia czarista comemorava o 250º aniversário da anexação da Ucrânia, o Partido Popular decidiu explodir o monumento ao poeta russo Pushkin na cidade de Kharkiv como sinal de protesto contra ocupação russa. Monumentos aos imperadores russos foram planeados para explodir em Kyiv e Odessa. A ação em Kharkiv foi realizada com sucesso pela estrutura militar clandestina do PPU «Defesa da Ucrânia», liderada por Viktor Chekhivskyi. No local do monumento foram espalhados os panfletos com um apelo à «luta pela libertação nacional da Ucrânia».
Em 1924, Mikhnovsky retornou a Kyiv, onde foi preso pela GPU, mas libertado em pouco tempo. Em 3 de maio de 1924, Mikhnovsky foi encontrado enforcado em um jardim pertencente a seu aliado político de longa data, Volodymyr Shemet. Oficialmente, sua morte foi considerada suicídio, no entanto, havia rumores de envolvimento dos serviços secretos soviéticos.
Uma figura grandiosa, fato inegável e incontestável. Mas nem se compara com os heróis ucranianos de 2022/23. Hoje o povo ucraniano é a história viva.
ResponderEliminar