quarta-feira, março 01, 2023

Bucha: a batalha da rua Vokzalna

Em 27 de fevereiro de 2022, ocorreu uma das primeiras batalhas contra os ocupantes russos em Bucha, ao longo da rua Vokzalna na vila de Bucha. A coluna dos ocupantes, perdeu aqui cerca de 30 blindados.
A coluna de ocupação, composta por mais de 30 equipamentos, incluindo blindados ligeiros e camiões, foi atingida, destruída e queimada pela artilharia ucraniana das FAU, apoiada pela Defesa Territorial (TrO) e voluntários, incluindo veteranos da OAT/OFS.





O ataque ucraniano começou cerca de 9h00 de manhã e às 17h00 os blindados ainda ardiam, explodindo a sua munição, algumas peças foram projetadas às distâncias de cerca de 500 m fora do local. 

A infantaria russa voltou apenas no dia 5 de março, os ocupantes da primeira onda não eram muito violentos, mas três semanas depois eles começaram o terror contra a população civil, executando os moradores locais, aleatoriamente, nas ruas da vila ou mesmo dentro das suas próprias casas e caves.

Em outubro de 2022 foi assindo um acordo de cooperação tripartido, entre a câmara Municipal de Bucha, a organização americana GEM com o apoio financeiro da Fundação Howard G. Buffett (HGBF) que previa a reconstrução de 11 casas e a restauração de outras 20. O projeto era apoiado pelo Ministério do Desenvolvimento das Comunidades e Territórios da Ucrânia e pela Administração Regional de Kyiv.
Bucha, rua Vokzalna, em fevereiro de 2022 e em novembro do mesmo ano
Doadores e parceiros das atividades do GEM na Ucrânia incluem mais de 50 empresas e organizações americanas, incluindo Goya Foods, Walmart, Home Depot, United Way, Town of Palm Beach, Good 360 e muitas outras marcas conhecidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

No vodka, go home! / Proibida a propaganda totalitária ou anti - ucraniana.