Ocupante russo alguns instantes antes do seu fim... |
O combate aconteceu nos arredores da aldeia de Novoselivske, perto da autoestrada R07-R66 Kupyansk-Svatove-Kreminna. As unidades russas tentaram romper as defesas ucranianas, usando para o efeito uma unidade de elite. De acordo com dados de inteligência, eram as unidades da 16ª Brigada Especial (GRU) do Estado-Maior das Forças Armadas da federação russa.
No início as posições ucranianas foram alvejados por dois tanques russos. O terceiro estava no apoio. Depois veio o blindado ligeiro BMP, trazendo até 30 atacantes. Ao julgar pelo seus equipamentos e fardamento, não eram nenhuma «bucha de canhão».
Carregador especial do atacante russo |
Esta «elite» do exército russo foi esmagada por soldados de infantaria ucranianos comuns da 92ª Brigada. Um dos soldados que abateu o russo da foto com fogo da metralhadora também incendiou o BMP.
Neste dia, não só os rapazes da 92ª Brigada se destacaram. Os russos tentaram invadir todo o trecho de Svatovo à Kreminna. E em todos os lugares foram derrotados.
Os militares ucranianos que se mantiveram firmes na região de Luhansk são dignos dos maiores prémios. Porque eles mostraram o que a «elite militar russa» realmente vale em solo ucraniano e em combates reais.
Explicação mais detalhada sobre o combate:
Versão completa do combate corpo a corpo foi filmada pela câmera do combatente ucraniano «Predator». Vemos que a posição é uma espécie de posto de observação avançado, situado numa plantação florestal, uma trincheira curta e rasa e um abrigo para dois. Há apenas dois militares ucranianos à defender a posição. Por ser uma posição de observação, os observadores nem sequer tem a tarefa de a defender. A sua obrigação é observar o inimigo e notificar às forças principais via rádio. Um guerreiro entra em combate corpo a corpo com um grupo russo de assalto. O vídeo mostra claramente dois soldados russos. Ucraniano atira contra um deles com o lançador de granadas do tipo RPG-7 «Mukha», o segundo se aproxima da trincheira e militar ucraniano o abate à queima-roupa com uma metralhadora. A posição foi defendida, o ataque foi repelido. Um feito real digno de um grande prémio. Ao guerreiro ucraniano foi pedida uma entrevista, neste momento se aguarda essa oportunidade.
O já famoso «Predator» ucraniano |
O segundo combatente ucraniano, que não participou em combate ativamente, nas vésperas sofreu uma contusão, apesar disso ele está cumprindo todos os comandos do seu par. Ele prepara granadas, munição e RPG, fala ao rádio, e garante que dois combatentes ucranianos funcionem como um todo. Em resultado, cerca de 12 atacantes russos foram abatidos, os 4 deles liquidou «Predator», os restantes foram atingidos pelo fogo de artilharia ucraniana. Os dois ucranianos merecem as mais altas condecorações para a bravura em combate.
Glória à Ucrânia!
Sem comentários:
Enviar um comentário
No vodka, go home! / Proibida a propaganda totalitária ou anti - ucraniana.