quinta-feira, julho 13, 2017

Blindado britânico “Matilda II” ao serviço da URSS (5 fotos)

As trabalhadoras britânicas preparam o blindado para entrega à URSS
A Grã-Bretanha enviou à URSS no âmbito do lendlease os 1084 blindadosMatilda II(36% de toda a sua produção), destes, 918 chegaram ao destino, os restantes foram perdidos no caminho, afundados juntamente com os navios britânicos de transporte.
Matilda II ao serviço do RKKA
Os primeiros 20 “Matildas” chegaram à URSS ao porto de Achengelsk em 11 de outubro de 1941, trazidos pela caravana PQ-1. Até o fim de 1941 a União Soviética recebeu 187 destes blindados.
Já no outono-inverno de 1941, o RKKA usou “Matilda” na batalha de Moscovo. Apesar de ser o equipamento um pouco desatualizado, com pobre mobilidade e armamento, “Matilda” possuía a poderosa blindagem, que garantia a sua utilização bastante eficaz no confronto entre URSS e Alemanha nazi no início da II G.M.
Matilda II capturado pelos alemães em África
Em junho de 1941 os alemães tinham capturado na Líbia um grande número de blindados “Matilda”, usando os na sua campanha africana, o que levou aos vários mal-entendidos, apesar de marcação alemã das unidades capturadas.
Matilda II com a bandeira italiana, capturado em Tobruk, janeiro de 1941
Ler também:
Tanques britânicos Mark V na história da Ucrânia   

Blogueiro


Treino das tripulações ucranianas no uso do Challenger 2
Em 2023 a Grã-Bretanha fornece seus blindados Challenger 2 à Ucrânia, para país pudesse resistir ao novo invasor e ocupante, o neofascismo russo...

Sem comentários:

Enviar um comentário

No vodka, go home! / Proibida a propaganda totalitária ou anti - ucraniana.