sexta-feira, setembro 25, 2015

Ucrânia no realismo militar do Rado Javor

O pintor, desenhador e designer eslovaco Rado Javor carateriza o seu estilo visual como “realismo mágico”, isso é, quando o artista participa na criação dos mundos virtuais, como no caso do jogo “Warhammer 40000”.

No entanto, a atual guerra pela libertação da Ucrânia, está muito presente nos quadros do pintor que vive uma viva pacata, algures entre a sua Eslováquia natal e a Grã-Bretanha. Os textos que se seguem são da autoria do pintor, o nosso blogue apenas é responsável pela sua tradução ao português e (pelas pequenas notas explicativas colocadas em itálico entre as parênteses curvas).
Sunflower fields (Os campos do girassol)

As cenas reais do verão passado no leste da Ucrânia. Exército ucraniano tentando, à todo o custo, parar a ofensiva russa. O jovem comandante de tanque (tenente Artem Abramovych) deliberadamente embateu o seu blindado (T-64BV) contra o russo T-72B, à fim de salvar os militares em retirada. Ambos os tanques foram destruídos e este jovem perdeu a sua vida, mais tarde ele foi condecorado com a medalha “Herói da Ucrânia”.
Os restos reais daqueles dois blindados...
Neste quadro eu estava tentando capturar o local e a hora exata (daquele momento).
Spring In Ukraine (Primavera na Ucrânia)

Apenas uma pequena imagem inspirada pelos acontecimentos nesta terra severamente tentada. Eu gostaria de mostrar o meu apoio ao seu bravo povo. Na primavera, as unidades aerotransportadas ucranianas começaram a empurrar os russos.
Tudo é feito no photoshop, em cerca de 5 noites, após o estudo das fotos do (blindado ligeiro) BMD-2.
Summer in Ukraine (Verão na Ucrânia)

Isso deve acontecer no final de agosto, a libertação final do leste e do Donetsk. Espero que um dia lenin e seu seguidor doente putin vão cair para o bem e as pessoas poderão finalmente desfrutar da pacífica tarde de verão.
Winter In Ukraine (Inverno na Ucrânia)

Desejo um Feliz Natal à todas as pessoas na Ucrânia, especialmente na parte da frente leste no Aeroporto de Donetsk. Eu não posso imaginar o quão difícil deve ser ficar no frio à espera do inimigo.

Ver mais obras do autor: http://radojavor.deviantart.com

RIP Artem Abramovych
O 1º tenente Artem V. Abramovych nasceu em 21 de abril de 1990 na cidade de Zhytomyr. Era comandante do pelotão da 30ª Brigada mecanizada das FAU. Morreu em combate contra as unidades do exército russo em 12 de setembro de 2014 nos arredores da aldeia de Stepanivka, na região de Donetsk.

Os pormenores do combate: no dia 12 de setembro de 2014 o blindado ucraniano T-64 do 1º tenente Artem Abramovych (comandante), sargento Y. Antonyuk (condutor mecânico) e soldado P. Barbukh (artilheiro) entrou em combate contra os dois blindados russos T-72. O blindado ucraniano abalroou o tanque inimigo. Os restos mortais da tripulação ucraniana foram achados em outubro de 2014 pelos voluntários da missão “Evacuação-2000” (Tulipa Negra) e levadas à cidade de Zaporizhia, onde foram identificados através dos testes da DNA.

Naquele combate as forças ucranianas aniquilaram ambos os T-72 russos e perderam T-64 e blindado ligeiro BMP-2 (morreram alferes D. Rudenko e sargento B. Lutsko). O 1º tenente Artem V. Abramovych foi sepultado no cemitério militar “Smolianske” da sua cidade natal, Zhytomyr (fonte).

Sem comentários:

Enviar um comentário

No vodka, go home! / Proibida a propaganda totalitária ou anti - ucraniana.