sábado, junho 27, 2015

Maksym Osa: da BD ao cinema

O nosso blogue já escreveu sobre o romance gráfico (BD) do Ihor Baranko, chamado Maksym Osa, ambientado no século XVII e no universo dos cossacos ucranianos da época. Em 2016, a BD terá a sua estreia no cinema, em resultado de uma co-produção entre Ucrânia e Polónia.
Século XVII. A maior parte da Ucrânia faz parte do Reino da Polónia, um dos maiores países da Europa. Na fronteira sul do país, na fronteira com as “estepes selvagens”, os cossacos ucranianos fundaram Sich de Zaporizhia, pequena república militar dos homens livres. Daqui, eles atacam os portos da Turquia. O governo polaco os apoia, pretendendo enfraquecer os turcos. Os cossacos libertam os prisioneiros cristãos do cativeiro turco, ações nobres que lhes graneiam o apoio e respeito popular.
https://www.youtube.com/watch?v=w3H7lxfi20o

O herói da obra, mestre armeiro cossaco Maksym Osa, volta à Ucrânia após participar numa daquelas incursões, descobre que foi dado como morto, por isso as pessoas já não o reconhecem. Até a sua noiva se recusa à falar-lhe, embora Maksym acha que ela sabe quem é ele...

Comprar a BD (5,29 UAH – 0,25 USD): editora Evgenios, 2011, 96 páginas:
Descarregar a BD gratuitamente (112,22 MB): http://www.twirpx.com/file/561331/?rand=8191177

Cartoon ucraniano “Nicky, the Tanner”

O trecho do novo cartoon ucraniano sobre as peripécias do Mykyta Kozhumyaka, filho do Cyrilo Kozhumyaka, heróis do folclore proto-ucraniano de Rus de Kyiv. Pela lenda, Mykyta venceu o dragão (Zmiy) e o colocou em arreios para abrir as valas em redor de Kyiv (Zmiyevi Valy ou Valas de Zmiy), estruturas defensivas, datadas de séculos V-VII D.C., em redor da cidade. O cartoon tem a estreia programada para 2016.

https://www.youtube.com/watch?v=9lAlEAoBP7Q

Sem comentários:

Enviar um comentário

No vodka, go home! / Proibida a propaganda totalitária ou anti - ucraniana.