Para celebrar a vitória
na II G.M., o grupo ucraniano “Resistência Informativa” (IO)
preparou e apresentou dois vídeos promocionais que já receberam as avaliações muito positivas na Internet ucraniana.
Os vídeos foram
produzidos pelos estúdios Tabasco e Limelite Studio, usando exclusivamente os
fundos próprios, sem nenhuma ajuda estatal (aos preços comerciais a
produção cistaria cerca de 100.000 dólares, sem contando com os cachés dos
atores).
A Guarda Nacional da
Ucrânia (NGU) ofereceu às filmagens uma das
suas bases; o Museu Nacional Militar-Histórico (NVIMU)
foi
responsável pela consultoria; os atores ucranianos condecorados, Volodymyr Talashko e Nina Antonova, encararam as
personagens principais.
Ver
os vídeos no YouTube (1º vídeo: Ucrânia. O Dia da Vitória. O Avô).
O vídeo retrata um jovem-militar ucraniano, em combate contra os terroristas russos, que felicita o seu avô pelo Dia da Vitória na II G.M. O avô pergunta onde o jovem guarda a ordem que este lhe deu. E jovem responde: - Do lado esquerdo, debaixo do coração. O avô agradece e pergunta, em jeito de uma preocupação disfarçada de piada, se o neto uso a boné. - Uso, responde este, colocando o capacete balístico. - Glória à Ucrânia!, conclui o avô.
Uma jovem-médica, de um hospital que trata dos militares ucranianos feridos na guerra russo-ucraniana liga para a sua avo e a felicita pelo Dia de Vitória. Avó ralha: não me ligaste durante três meses! A jovem diz: avó, me orgulho de você. Avó responde: e eu de você. E conclui: Glória aos Heróis!
http://youtu.be/c3EgHMTDtng
Vídeos,
materiais promocionais e os comunicados de imprensa relacionados em ucraniano, inglês e
russo: http://www.ex.ua/566131841393
Os
vídeos em formato e qualidade televisiva: http://www.ex.ua/868769689476
As
crónicas do Exército Insurgente Ucraniano: 1942-1954
Os militares do Exército Insurgente Ucraniano (UPA), final da década 1940-início da década 1950 |
O
realizador ucraniano Taras Khymych
apesenta o seu filme documental (em duas partes), dedicado à história do UPA.
Narrativa é do ator americano Edward Burns.
©
2015 ONG “Ukrainian Galician Assembly”Ver a versão integral da 1ª parte no Vimeo (57´):
Ver a versão integral da 2ª parte no YouTube (57´):
Infelizmente o desgracado não morreu!
ResponderEliminarhttp://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/05/vaso-ruim-nao-quebra-diz-brasileiro-que-luta-na-ucrania-sobre-ser-ferido.html
Ele diz "voltarei para matar muitos inimigos..."
ResponderEliminarAh que desgracado! Espero que o seu exercito e os patriotas ucranianos deem uma lição nele. As autoridade do seu pais precisam entrar em contato com as brasileiras para deter a vinda desses psicopatas para o seu pais. Esses caras querem um pretexto para matar, uma guerra e a oportunidade para isso. Eles não tem nenhuma ideologia, o que os move e o desejo de matar. Sugiro que as autoridades do seu pais entre em contato com as autoridades judiciais do Brasil, da justiça brasileira. O governo em si não fara nada pois e um governo comunista de esquerda pro-Russia. A própria presidente sugeriu, no dia em que os terroristas derrubaram o boing da Malasyan air, que foi o exercito ucraniano com o objetivo de atingir o avião do Putin. Isso no mesmo daquela tragédia. O principal partido que apoia a presidente e estalinista comunista PC o B(acredita-se que a própria tb o seja) e o líder do partido publicou uma foto de Stalin no seu instagram. Imagine se tivesse publicado uma foto de Hitler!
Ola,
ResponderEliminarO que vc sabe sabre a figura de Symon Petliura? Era um nacionalista ou so mais um comuna disfarçado? Como os ucranianos nacionalistas o veem? Como Ucrania de hoje enxerga aquele período da Primeira Republica da Ucrania? Embora independente era socialista.
Obriado!
Symon Petlyura: nacionalista era só e apenas na propaganda comunista soviética; era um socialista ucraniano, como quase todos na 1ª república ucraniana: Volodymyr Vinnychenko, o presidente Mykhaylo Hrushevsky, etc. Eram amigos com o pai do sionismo moderno, Zeev (Volodymyr) Zhabotynsky. Os nacionalistas o veem como um estadista que não conseguiu manter o estado, etc. Ou seja, bem intencionado, mas que falhou por causa da sua ideologia socialista.
ResponderEliminarEm geral a 1ª república vista tal como era, um importante marco na criação da Ucrânia independente que não atingiu os objetivos na época, mas que mostrou o caminho à percorrer.