quinta-feira, maio 21, 2015

A arte ucraniana de combate

Nas décadas de 1970-1980 em Moçambique estava bastante popular a chamada poesia de combate. A história ditou que em 2014-2015 na Ucrânia surgisse o arte, que podemos designar como “arte de combate”, nascido da necessidade real de defender a nação ao nível cultural e artístico da agressão militar russa.

O gráfico e desenhador ucraniano, Oleksiy Bondarenko, se dedica à produção dos cartazes patrióticos, que motivam e exortam à luta armada na defesa da Ucrânia. Uma parte dos fundos arrecadados na venda destes produtos está sendo revertida para o apetrechamento condigno dos franco-atiradores ucranianos, sobre o que informaremos detalhadamente mais tarde.

Como disse uma vez opresidente da Ucrânia, Viktor Yuschenko, “temos que conhecer a história para que essa não se repita”. Hoje é possível dizer que “apenas conhecendo a sua história, é possível criar o seu futuro”. E claro, Glória à Ucrânia! (FONTE).  

Ver mais em: http://agitcom.org
Galeria dos heróis da OAT na presidência da República
http://goo.gl/zM0PkS
Na Administração presidencial da Ucrânia, foi aberta a exposição fotográfica dos heróis da OAT, informa Hormadske TV.
A exposição, chamada “16”, faz parte do projeto de arte Second Floor Art Center e contêm 16 retratos dos heróis ucranianos que defendem a soberania nacional na região de Donbas.
«País deve conhecer a pagar o tributo aos seus heróis... Só assim, quando vamos conhecer, respeitar e valorizar os nossos heróis, iremos, ganhar, de certeza», – disse Petró Poroshenko na abertura de exposição.
A exposição será demonstrada na Administração durante algumas semanas, depois poderá ser exibida no aeroporto internacional de Boryspil, na cidade de Kyiv, sugeriu o presidente da Ucrânia (fotos @president.gov.ua).
Escutar a banda belarusa “Brutto”, canção “Harry” (em memória de todos os que morreram pela Ucrânia), a versão não oficial do vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=ecl9G4SXIss

Sem comentários:

Enviar um comentário

No vodka, go home! / Proibida a propaganda totalitária ou anti - ucraniana.