domingo, julho 13, 2014

Tragédia de Zelenopillia: Ucrânia se despede dos seus heróis

Na noite de 10 à 11 de junho, as unidades do grupo tático da 24ª e da 79ª Brigadas de infantaria mecanizada chegaram à sua base, no terreno aberto, à 17 km da vila de Rovenki (província de Luhansk), com a tarefa de garantir o controlo da fronteira estatal ucraniana.

Às 4h30 de manha, foram atacados pelo fogo do lança-foguetões «Grad» (modernização do BM-21), em resultado morreram 19 e foram feridos 93 militares da Forças Armadas da Ucrânia. No ataque foram destruídas cerca de 20 unidades móveis ucranianas, entre os tanques, blindados e camiões. Os terroristas estavam à uma distância de 15 km. Em resposta, as forças ucranianas usaram a aviação, a informação sobre a destruição dos “Grad” terroristas está sendo confirmada.


Lviv se despede dos militares que morreram
Despedida solene em Lviv
Mapa do ataque (linha vermelha é a fronteira ucraniano-russa)
Mapa do ataque 
Nas fotos (em cima), o resultado de um ataque com lança-foguetões «Grad» (modernização do BM-21), fornecidos pela Rússia, contra a base móvel da Brigada. Resta saber se a baterias de «Grad» (cinco lançadores) dispararam de território ucraniano ou russo, e se foram dirigidas por um UAV de longo raio de acção. É que se o ataque veio de território russo, podemos estar perante a primeira verdadeira escalada do conflito, agora que a Ucrânia libertou já 2/3 do território ocupado a leste.
Armamento russo à entrar na Ucrânia ilegalmente
Na outra foto (em cima), mais um caso de «mass intelligence»: V., habitante de Peremozhne, acaba de tirar esta foto de um comboio de material russo a entrar na Ucrânia, a partir de um novo ponto aberto na fronteira.

A liderança do Ministério da Defesa da Ucrânia e o Estado-Maior General das Forças Armadas da Ucrânia expressa as suas sinceras condolências aos pais, parentes e amigos de soldados mortos em conexão com a trágica e irreparável perda (de vidas).

Escreve o blogueiro ucraniano Yuri Izhakevich (citando o blogueiro Ucraniano Malvado):

Acabei de falar novamente com o cirurgião do hospital “Mechnikov” de Dnipropetrovsk. Dois soldados se foram. Agora mesmo foi amputada a perna à um outro. Há cegos. Os ferimentos são muito pesados. Apenas hoje trouxeram 50 soldados feridos, com os de ontem, são mais que uma centena. Muitos são feridos no tórax e abdómen, é um sinal de falta de coletes prova-de-bala. Os rapazes não foram imediatamente retirados do campo de batalha. Mais de 8 horas, eles esperaram. Os terroristas disparavam os tiros de advertência para não deixar passar as ambulâncias. Muitos dos nossos não sobreviverem. Os médico conta, chorando. Glória aos nossos filhos! Glória aos heróis da Ucrânia! Morte aos traidores e invasores!

Por acaso, Olexander acrescentou que os rapazes feridos estão se portar de forma muito brava. Ele diz: eu não tinha ideia de que alguém pode ser tão forte em espírito.


O blogueiro ucraniano Dmitry Tymchuk do grupo “Resistência Informativa” informa sobre o decorrer do dia 12 de junho:

- Durante o dia, as forças de aviação da OAT efetuaram sete ataques aéreos contra as posições e colunas dos terroristas. Foram destruídas cerca de 15 peças de equipamentos militares dos terroristas;
- Terroristas dispararam duas vezes contra os postos do controlo das forças da OAT nos arredores de vila de Marynivka. Uma mina, atingindo o canhão auto-propulsor 2S3 “Acácia”, detonou a sua munição e causou a morte dos dois militares ucranianos;
- Foi aberto o fogo de lança-minas contra as posições das forças de segurança no aeroporto de Donetsk. Três soldados ficaram feridos;
- Os postos de controlo da OAT foram alvejados pelo fogo de lança-minas perto das vilas de  Makarovo e Olexandrivsk (região de Luhansk.). Não houve vítimas entre as forças de segurança.

RIP Yaroslav Davydov

No dia 1 de julho, no leste da Ucrânia, no decorrer da Operação anti-terrorista (OAT), morreu o jovem para-quedista ucraniano Yaroslav Davydov (20). Neste sábado, a sua cidade natal, Shepetivka, se despediu do herói ucraniano. A missa do corpo ardente decorreu na Igreja Greco-Católica Ucraniana Mártires Borys e Hlib, a missa solene pública teve o lugar na praça Taras Shevchenko, no centro da cidade.

Yaroslav foi graduado pelo Complexo do ensino militar de Shepetivka №3; servia na 80ª Brigada aerotransportada de Lviv, unidade militar А0284 (FONTE).

Glória aos Heróis!   

Sem comentários:

Enviar um comentário

No vodka, go home! / Proibida a propaganda totalitária ou anti - ucraniana.