quarta-feira, março 13, 2013

Papa Francis I e os ucranianos


Saudamos com muita alegria todos católicos do mundo, pela eleição do novo Papa, Francis I. É o segundo Papa fora da Europa e o primeiro da América Latina.

No dia 6 de novembro de 1998, na qualidade de arcebispo, ele foi designado como bispo-ordinário dos crentes católicos do rito oriental que vivem na Argentina e não possuem a eparquia própria.

Não é o caso dos ucranianos, pois estes possuem a sua própria eparquia, “Santa María del Patrocinio en Buenos Aires de los ucranios”, com o centro na Catedral da Nossa Senhora de Patrocínio (Pokrova).

A eparquia foi criada em 1968 por Papa Paulo VI como Exarcado Apostólico, o mesmo Pontífice a elevou à Eparquia com a bula “Cum praete rito”, com a jurisdição sobre todos os católicos de rito ucraniano bizantino que vivem em Argentina. Faz parte da Igreja Greco – Católica Ucraniana.

A emigração ucraniana na Argentina começou no ano 1880, neste momento no país vivem cerca de 200.000 pessoas de descendência ucraniana, cerca de 120.000 são católicos (60.000 na província e cidade de Buenos Aires; 30.000 em Misiones, 20.000 em Chaco e Formosa e 10.000 no resto do país). Eparquia possui 15 paróquias e 44 igrejas e capelas.
Patriarca ucraniano Svyatoslav (Shevchuk) e Cardeal Bergoglio
Para melhor conhecer os católicos ucranianos de Argentina, visitem:

Sem comentários:

Enviar um comentário

No vodka, go home! / Proibida a propaganda totalitária ou anti - ucraniana.