terça-feira, janeiro 31, 2012

Pirataria como tragédia nacional


Hoje o Ministério do Interior da Ucrânia fechou a página Ex.ua, o maior serviço ucraniano de arquivamento e trocas gratuitas da informação (produções áudio e vídeo), sem (por vezes) o consentimento dos seus proprietários legais.
A reacção do público na sua maioria é extremamente negativa, desde “c@ralho, é DE MAIS! Bufos, vocês irão arder no INFERNO!” até “Temos que criar o partido pirata!”, “O regime vai cair!
Nota-se que as pessoas ficaram mais indignados com o fecho da página pirata, do que com a prisão da Yúlia Tymoshenko ou outros opositores ao actual regime da Ucrânia.
Os cínicos dizem que Ex.ua foi fechado ou porque os seus proprietários perderam a “protecção” da polícia / dos bandidos, ou “falharam” o dia do pagamento. Uma visão alternativa considera que o fecho dos piratas é a acção directa das corporações multinacionais que querem vender os seus produtos na Ucrânia legalmente, em vez de vê-los descarregados da Internet gratuitamente.
A página Comments.ua informa, que em resposta do fecho do sítio Ex.ua, os hackers ucranianos iniciaram uma DDOS ataque contra a página oficial do Ministério do Interior da Ucrânia.
Um dos co-proprietários da Ex.ua é Valeriy Vavilov (31), nascido na Letónia, tem a formação superior em física biológica. Em conjunto com Yuri Piskov lançaram o servidor Ex.ua em 2009. Ontem página teve cerca de 6 milhões de usuários, por dia o portal era visitado por cerca de 8.000 pessoas.
Blogueiro
Mark Zuckerberg teve (apropriou-se?) de uma ideia inovadora e hoje é bilionário, Vavilov & Piskov amanha facilmente poderão se tornar arguidos, oxalá que não sejam...

4 comentários:

  1. Po favor, analise esses mapas e vc verá como faz sentido meu último post:

    os salários são melhores na parte mais russificada:

    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/77/Ukrainian_salary_map.png/800px-Ukrainian_salary_map.png

    Os ucranianos propriamente ditos vivem nas áreas vermelho e rosa do mapa:

    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/aa/Ethnolingusitic_map_of_ukraine.png/800px-Ethnolingusitic_map_of_ukraine.png

    ou nas partes amarelas mais escuras como neste segundo mapa aqui:

    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/56/Ukraine_census_2001_Ukrainians.svg/605px-Ukraine_census_2001_Ukrainians.svg.png

    Se vc comparar com o mapa linguístico do país, verá que são as rigiões onde se fala pedrominantemente ucraniano (amarelo escuro):

    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f4/Ukraine_cencus_2001_Ukrainian.svg/620px-Ukraine_cencus_2001_Ukrainian.svg.png

    É o que eu disse, a região Leste do país as pessoas se sentem russas. Difícil haver participação da Ucrânia na UE com o censentimento dessas pessoa. O risco de uma secessão é muito grande. O que vc tem a dizer sobre isso?

    ResponderEliminar
  2. Estimado, Anónimo,

    Uma grande parcela da população da Galiza Ucraniana vive e trabalha na Europa Ocidental, dai os seus rendimentos não podem ser medidos na Ucrânia. Parcialmente, o nível dos ganhos pode ser medido pelos valores que os ucranianos rezidentes na Ucrânia recebem via Western Union (outras empresas do género) do estrangeiro, estes valores rondam cerca de 5 biliões de USD por ano...

    Em geral, como já tinha dito antes, ucranianos vão entrar na UE à título individual, quem quizer será europeu e quem não quizer fará a parte do “mundo russo”.

    ResponderEliminar
  3. Ainda sobre esse assunto e tb sobre o seu presidente, ele fez um discurso no parlamento em que disso que o caminho da Ucrânia é a UE. O que vc acha disso? Blefe? Ele vai ficar fazendo esse joguete de nao ficar nem na UE nem na Uniao Asiatica?

    ResponderEliminar
  4. Vários presidentes ucranianos (Kravchuk, Kuchma) começavam o seu mandato, vistos (da janela moscovita) como “pró-russos” e terminaram como “nacionalistas”. Como disse recentemente Dmytro Korchynskiy: “Yanukovych brevemente será apelidado pelo Putin como nacionalista”. A ver vamos…

    Vários políticos ucranianos sempre tiveram a vontade tremenda de “sentar com o mesmo rabo nas duas cadeiras”, geralmente isso não dá em coisa boa.

    Questão de bonito ou feio é sempre relativo. Sim, ucranianos são mais europeus (embora na beleza feminina são notáveis traços turcos por causa da proximidade e dos roubos das mulheres turcas pelos cossacos ucranianos). Já a Sibéria é um território conquistado aos povos indígenas e dai os fortes traços asiáticos no povo russo.

    A miscigenação começou muito antes de Stalin e continua nos dias de hoje, claro que genocídios e deportações de povos perpetuados pelo comunismo contribuíram para este processo.

    Na Ucrânia vivem os tártaros da Criméia e na região de Donetsk também existe uma importante comunidade tártara (Rinat Akhmetov é um deles). No entanto não são muitos e geralmente optam por casamentos dentro da sua própria etnia para auto-preservarem-se.

    Sobre questão nórdica não sei
    grande coisa, daí prefiro não especular.

    ResponderEliminar

No vodka, go home! / Proibida a propaganda totalitária ou anti - ucraniana.