No dia 24 de Outubro, morreu o político ucraniano, deputado da câmara municipal de Lviv (1990 – 1994) e do parlamento ucraniano (1994 – 1998), um dos fundadores da SNUM (1989 – 1991) e da UNA-UNSO, Oleh Vitovych.
No verão último, ele sofreu uma queda durante os jogos desportivos, onde facturou duas costelas, chegando perfurar um dos pulmões. “A nova crise aconteceu em sua casa, Oleh conseguiu telefonar para as emergências médicas, mas a ambulância não chegou ao tempo”, – contou um dos seus companheiros, Ihor Mazur.
Oleh Vitovych participou na guerra da Transnístria (contra Moldova) e da Abecásia (ao lado georgiano), desde 1999 estava desligado da vida política activa.
O político tinha apenas 44 anos, deixa a viúva e uma filha.
No dia 27 em Kyiv foi organizada a cerimónia solene em sua memória e no dia 28 de Outubro Oleh Vitovych foi sepultado no cemitério de Lychakiv em Lviv, segundo o testamento em que pede ficar ao lado dos militantes da UNA-UNSO que tombaram na Abecásia. A cerimónia do enterro foi bastante concorrida pelos moradores de Lviv, nela também estava presente Yuri Shukhevych, o líder histórico da UNA-UNSO e filho do comandante do UPA, general Roman Shukhevych.
Fonte:
http://una-unso.in.ua/?p=16690#more-16690Bónus
Ensaio do Oleh Vitovych Amei e odiei Ucrânia ao mesmo tempo (Outubro de 2010)
Sem comentários:
Enviar um comentário
No vodka, go home! / Proibida a propaganda totalitária ou anti - ucraniana.