Aproximam-se os dias “vermelhos” do calendário ucraniano: o Dia do Trabalhador – 1 de Maio e o Dia da Vitória – 9 de Maio (o dia em que a URSS celebrava a vitória sobre Alemanha nazi, em detrimento do resto da Europa que celebra o Dia da Vitória em 8 de Maio).
Habitualmente, nestes dias algumas forças anti-ucranianas, principalmente os saudozistas soviéticos de todos os cores e quadrantes costumam usar a bandeira vermelha como o meio de fazer a propaganda contra o estado independente ucraniano. Neste ano, a iniciativa partiu de um grupo dos deputados do Partido das Regiões, que estão impor o uso da bandeira vermelha como o sinal da sua total a absoluta subordinação ao regime dominante do país vizinho...
Não há nada melhor para recordar “quem é quem?” do que a leitura deste curto texto, que poderá explicar o nosso sentimento em relação às bandeiras vermelhas:
Pelo que lutou o Exército Vermelho? Pela União Soviética. Ainda existe? Não. Pelo que lutaram as tropas do Wehrmacht? Pelo Terceiro Reich. Ele existe? Não. Pelo que lutou o Exército Insurgente Ucraniano? Pela Ucrânia independente. Existe? Sim! Então, quem foram os vencedores?
Sem comentários:
Enviar um comentário
No vodka, go home! / Proibida a propaganda totalitária ou anti - ucraniana.