quarta-feira, setembro 26, 2018

Revelado o nome real do agente do GRU russo “Ruslan Boshirov”

A terceira parte da investigação conjunta de Bellingcat e The Insider revela o verdadeiro nome do “Ruslan Boshirov”, acusado na Grã-Bretanha pela tentativa do assassinato dos Skripal – o coronel do GRU russo Anatoly V. Chepiga.
À esquerda: foto do passaporte russo de Anatoliy Chepiga de 2003. No meio: foto do passaporte de “Ruslan Boshirov” de 2009. À direita: “Ruslan Boshirov”, visto numa fotografia divulgada pela polícia do Reino Unido
As publicações explicam que os seus investigadores conseguiram achar os dados do passaporte interno russo em nome do Anatoly Vladimirovich Chepiga, nascido 5 de abril de 1979 – na foto este homem parece com Ruslan Boshirov.
Foto de graduados da DVOKU em missão na Chechénia, sem data. A Bellingcat não afirma que a pessoa à direita é Chepiga; fotografia incluída apenas para conclusão do processo de pesquisa
Segundo a investigação Anatoly Chepiga nasceu na região russa de Amur. Se formou na Escola Militar Superior de Comando do Extremo Oriente (DVOKU) e fez parte da 14ª Brigada do GRU. Chepiga completou três missões na guerra da Chechénia e possui o posto de coronel. Em 2014, o presidente russo Vladimir Putin concedeu-lhe o título de Herói da Rússia pela participação numa alegada missão de paz (a participação oficial russa na guerra na Síria ainda não tinha começado) – de acordo com The Insider, em 2014 a pressença da sua unidade foi detetada nas proximidades da fronteira estatal da Ucrânia, possivelmente estamos falar das ações militares e/ou terroristas ligadas à invasão ilegal russa da Ucrânia.
Chepiga Anatoliy Vladimirovich - herói da federação russa
Memorial do marechal Rokossovsky na Escola de Comando Militar do Extremo Oriente com o apelido/sobrenome do coronel Chepiga na lista dos condecorados com a Estrela Dourada (Herói da Rússia)
Na definição da verdadeira identidade do Boshirov aos investigadores ajudaram os dados dos graduados da DVOKU, que uma das suas fontes chamou de “melhor escola de formação dos funcionários da GRU”.
Ler mais em russo
Bónus: apesar de reconhecer alta qualidade investigativa da comunidade OSINT Bellingcat, continuamos à considerar que neste caso estamos assistir a luta sem quartel entre as várias “torres do Kremlin”, em que SVR (secreta externa) está afundar, sem dó nem piedade, os operativos do GRU (secreta militar) para mostrar o serviço e demonstrar quem é que manda no pedaço.

Sem comentários: