sexta-feira, setembro 07, 2018

A nova base secreta da Inteligência militar da Ucrânia (15 fotos)

Oculi et aures civitatis et exercitus – “Olhos e ouvidos dos civis e do exército”. É o slogan do Departamento de Inteligência Técnica da Direção Principal de Inteligência (GUR) do Ministério da Defesa da Ucrânia. No dia 7 de setembro a sua nova base secreta nos arredores de Kyiv demonstrou, à liderança da Ucrânia e aos seus aliados ocidentais, as suas capacidades técnicas e profissionais.

por: Yuriy Butusov (texto); fotos: Censor.net.ua

A nova base mostra o nível, sem precedentes, da modernização do Exército da Ucrânia e dos meios técnicos da sua Inteligência, exemplifica as mudanças profundas no âmbito de uma reforma estrutural.

A base foi construída em apenas dois anos – com sistema moderno e autónomo de suporte de vida e de comunicações; equipada, à 100%, com os mais recentes equipamentos de inteligência, sistemas de comunicação e controlo/e.
Na base está situado um prédio residencial com 32 apartamentos T0 e T1, totalmente equipados, a qualidade dos acabamentos é impressionante. No porão do prédio está situado o ginásio, equipado com máquinas e equipamentos de boxe e de artes marciais – os funcionários poderão usar o gym no seu tempo livre. Apreciem os detalhes – uma geleira/geladeira com água, toalhas limpas, vestiários, banheiros, chuveiros.
O prédio possui um centro médico, gerido por uma equipa permanente de médicos e de enfermeiros, têm duas enfermarias para tratamento hospitalar de pacientes, as salas de terapia, de massagem, o consultório odontológico. Para ser atendido não é preciso sair da base. A área ao redor do prédio é totalmente ajardinada, há uma zona para passeios das crianças, um parque infantil. Ao lado, foi lançada a fundação de um outro prédio semelhante, mas para os oficiais.
No futuro próximo todo o pessoal da base receberá o alojamento confortável de alta classe dentro do seu território. Assim, será garantido um alto nível de prontidão de combate e as condições mais convenientes de serviço.

O pessoal da base não se sente que vive na periferia. Para garantir o transporte entre o local e a cidade de Kyiv, a opera o serviço próprio de autocarro/ônibus, gratuito aos funcionários, que não precisarão se preocupar em procurar uma boleia/carona.

Para que os militares tenham um lugar para sentar e relaxar na base existe até um fontanário público e uma pequena alameda com bancos, estes mimos foram oferecidos pelos patrocinadores. Uma das coisas mais legais da base é o seu enorme complexo desportivo, onde é possível praticar todos os tipos de desportos durante todo o ano. O complexo desportivo também está equipado com banheiros e chuveiros.
O prédio onde servem os oficiais e funcionários da inteligência militar da Ucrânia. Logo no acesso, dentro de uma gaiola, vive a coruja, que perfura cada visitante com um olhar fixo, sem piscar os olhos. O prédio de serviço também é construído à partir do zero. Apenas a sua entrada pode ser fotografada – o emblema no jardim e no interior. É tudo. Os escritórios modernos, computadores, comunicações, banheiros e chuveiros em cada andar, tudo parece um moderno centro de negócios, apenas funcionários usam a uniforme militar.
Este é apenas um dos centros ucranianos, onde os seus profissionais da inteligência técnica reúnem as informações sobre o inimigo. Todos os equipamentos usados são produzidos na Ucrânia ou nos países da NATO/OTAN – não há nada soviético aqui. A inteligência técnica é garantida pela vigilância espacial, busca e procura de sistemas de comunicação e do radar, a interceptação de mensagens, o hackeamento de redes de computadores, a descodificação de informações codificadas. Ou seja, tudo aquilo que é mostrado nos filmes de Hollywood funciona aqui. Um número significativo de jovens oficiais de inteligência técnica foi treinado nos EUA e possui uma alta qualificação profissional.
É importante notar a grande atenção à organização da inteligência militar técnica ucraniana, por parte dos seus aliados da NATO/OTAN. A assistência de vários países à Ucrânia é simplesmente inestimável. Ajudando a Ucrânia a proteger a sua liberdade e independência, os países do Ocidente receberam enormes oportunidades para estudar a federação russa, o seu exército e serviços especiais, tentando prever e antecipar as ações do Kremlin. A inteligência militar ucraniana mostra que Ucrânia já não é peticionária e vítima de agressão, mas é uma forte aliada que sabe providenciar os resultados interessantes e importantes aos seus amigos e aliados.
A estação eletrônica ucraniana de inteligência militar “Khortytsa-M”
No departamento de inteligência técnica foram realizadas reformas estruturais, as alterações da estrutura e do pessoal, reajustadas as metas de desempenho. Isso permitiu atrair e reter os profissionais, concentrar o esforço pessoal e dos recursos materiais para garantir o trabalho exatamente onde este é necessário. O mundo está mudando rapidamente, e para responder às novas ameaças, Ucrânia precisa de permanecer flexível e mudar mais rapidamente. As mudanças não ocorrem apenas nessa nova base nos arredores de Kyiv – as mesmas mudanças e reorganizações ocorrem em todas as divisões da inteligência militar técnica ucraniana.

A inteligência militar da Ucrânia valoriza as pessoas e profissionais e as pessoas apreciam o seu serviço. O fator humano é sempre muito importante, não apenas os equipamentos excepcionalmente complexos e caros.
Ucrânia – acima de tudo!
O grau de conhecimento sobre o inimigo – a federação russa e as suas tropas de ocupação na Donbass e na Crimeia é simplesmente incrível. As tropas e infra-estrutura inimiga são vigiadas de forma tal metódica e escrupulosa que se pode dizer com confiança – a Inteligência militar ucraniana não tem lacunas no conhecimento das unidades militares dos invasores. Por exemplo, o nome de um dos memorandos: “A Ordem de Combate do 11º regimento de infantaria motorizada do 1º corpo do exército” (das forças armadas russas na Donbass). Não iremos revelar o conteúdo, mas seguramente, nem o comando do 1º corpo possui os dados tão exatos.
Ucrânia está sob ameaça constante de uma invasão militar russa em grande escala e também de operações locais das tropas russas. Mas qualquer ação hostil requer preparação – o reagrupamento de tropas, a transferência de suprimentos e da carga, tudo isso produz ma série de sinais de inteligência de que os profissionais podem interligar num quadro geral e prever as ações do inimigo. Assim, graças à inteligência, qualquer tentativa de invasão em larga escala ou um ataque local será detetada no seu estágio inicial e a liderança ucraniana receberá não apenas um aviso, mas também as informações operacionais para criar, em resposta, as soluções rápidas e práticas.

É particularmente importante que a informação não só é constantemente atualizada, mas está disponível em uma forma estruturada, que está rapidamente se preparada para a análise e tomada de decisão na forma de memorandos informativos e de inteligência. Cada unidade inimiga, mesmo a mais pequena, possui o seu próprio “passaporte”, e o comando militar ucraniano obtém uma informação completa sobre essas forças.

A tecnologia moderna e a biblioteca digital, criada pelos oficiais de inteligência técnica, permitem a descodificação de uma grande variedade de dados de satélites, preparação, em poucos minutos, dos mapas da situação à cores, com uma identificação precisa dos objetos e especificação das coordenadas exatas, e o seu envio imediato a qualquer posto de comando para a tomada das decisões no terreno.

Na base não foi esquecido o novo sistema de formação militar-patriótica. A cada passo, foram colocados os cartazes com alguma data importante na história militar ucraniana, desde as batalhas da Orsha (1514) ou de Konotop (1659), passando pelas marchas à Moscovo (1618) ou à Crimeia (1918). Até hoje 11 funcionários do Departamento de Inteligência Técnica do GUR do Ministério da Defesa receberam as condecorações estatais pela realização de tarefas especialmente importantes na linha da frente e na retaguarda do inimigo.
Marcha à Crimeia (1918)
A continuidade histórica é frisada. A inteligência militar continua à lutar pela independência da Ucrânia, o seu inimigo é claramente definido, aqui ninguém têm dúvidas.

Sem comentários: