segunda-feira, julho 09, 2018

Slogan “Glória à Ucrânia”: o poder supremo de apenas duas palavras

A reação imediata do Kremlin em solicitar à FIFA punição do jogador croata Domagoj Vida, por sua aclamação “Glória à Ucrânia”, foi um tiro no pé, pois o atleta foi apenas advertido pela FIFA e não suspenso, como queria a Rússia.

por: Ihor Khodak, tradução Nikola Hneda (Brasil)
“Desporto fora da política” na infantil versão do Gianni Infantino
Mas, o mais importante desta história: se até ontem, a guerra no leste da Ucrânia, graças ao empenho e desejo do Kremlin, já estava sendo quase esquecida, o assunto foi levantado veementemente pelos croatas Domagoj Vida e Ognjen Vukojević (ex-jogador e observador técnico da Croácia, demitido pela Federação Croata de Futebol) e continua repercutindo. Agora, até a imprensa britânica veio em auxílio dos ucranianos. Na quarta-feira, a seleção da Inglaterra vai jogar com a Croácia e é difícil dizer quem é o favorito. Por isso, a imprensa inglesa começou a escrever seriamente sobre as sanções contra o jogador, pegando a boleia/carona na vingança vil moscovita. O objetivo foi claro: os britânicos precisam da suspensão do avançado/zagueiro croata, estrela deste jogo e para alcançar tal objetivo, para eles valia tudo. Então, o “The Sun”, o “Mirror” e outros, partindo da “polémica” frase “Glória à Ucrânia”, passaram a dar mais destaque sobre a guerra da Rússia contra Ucrânia.
O facto é, que o mundo inteiro passou a ler as notícias britânicas, espanhóis, alemães e dos outros, passaram a traduzi-las na imprensa. E agora, informações e notícias sobre a situação da Ucrânia, principalmente sobre a guerra no Leste e o significado da frase “Glória à Ucrânia”, estão sendo lidas por milhões de pessoas no mundo. Tamanha propaganda da Ucrânia e sobre a verdadeira face do Kremlin, não existia há muito tempo. A FIFA emitiu apenas uma advertência ao Domagoj Vida porque, obviamente, suspender o jogador agora, seria ainda mais escandaloso e os jornais escreveriam ainda mais sobre o “Glória à Ucrânia”, sobre a glória dos heróis ucranianos, sobre os cerca de 11 mil mortos e a repugnante agressão de Moscovo. Portanto, Vida vai jogar e jogar com mais fervor. Porque não será mais só pela Croácia, será pelos oprimidos, pelos mais fracos, porque ele se tornou ídolo de milhões! Glória à Ucrânia! Esta frase já conhece o mundo inteiro! Avante, Croácia!
Ognjen Vukojević e Domagoj Vida
Ver o famoso vídeo que já teve 2.488.444 visualizações:
Blogueiro: até agora apenas dois croatas, Ognjen Vukojević e Domagoj Vida tiveram os tomates de aço para com apenas duas palavras simples e inofensivas “Glória à Ucrânia” obrigar toda a imprensa russa, toda a sua classe política e os seus capangas no exterior a irromper em ódio, contra Croácia e contra Ucrânia, dois países, eslavos, que quando convêm são frequentemente apelidados de “irmãos”.
Hvala Domagoj - obrigado Domagoj, os fãs / a torcida do FC Dybamo Kyiv agradecem
Ucrânia está lutando militarmente pela sua liberdade e contra a ocupação moscovita que se apoderou da Crimeia e ocupou uma parte do Donbas, e nenhum código de conduta de nenhuma FIFA proibirá aos cidadãos de dizer “Glória à Ucrânia”.

Glória à Ucrânia! Glória aos Heróis!

1 comentário:

Maurício disse...

Quando uma simples frase dita por um jogador é uma ameaça ao Estado,é porque esse Estado já está mais do que podre.